Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333912
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: A formação continua do professor de lingua materna e seus reflexos na (re)configuração da praxis
Author: Meirelles, Maria de Lourdes de Almeida
Advisor: Kleiman, Angela, 1945-
Abstract: Resumo: Dadas suas condições de formação e de trabalho, como o professor tem chegado ao exercicio de sua profissão e como auniversidade o tem apoiado? Partindo dessas reflexões, nosso trabalho analisa a (re)configuração da práxis fundamentada em um projeto de formação continuada de duas professoras que, simultaneamente, desenvolveram, com um grupo de apoio da universidade, um projeto de especialização e um projeto didático, implantado em uma de suas turmas. Utilizando como unidades de análise a disposição das atividades em sala de aula, os vinculos construidos entre essas atividades e entre as aulas, assim como o encadeamento da interlocução, nos propusemos a verificar para que lugar revertem as regulàridades e oscilações na postura das professoras em sala de aula, focalizando a continuidade de sua formação no que diz respeito à reprodução ou não dos referenciais teóricos e práticos anteriormente adotados.

Abstract: Considering the conditions of professional education and of working, how does the teacher executes his profession and how has the university supported him? Taking these questions as the surrounding scenario, our study analyses the (re)configuration of praxis of two teachers that developed two simultaneous projects, one of specialization and another of didactic nature. Both projects were supported by our workgroup at the University of Campinas. We investigated what the regularities and oscillations in the teachers attitudes .indicate,with respect to the reproduction or not theoretical and practical referentials that they previously adopted. Our units of analysis were the structuring of the lessons the constructed links between lessons and classes, and the chaining of dialogues between teachers and students.
Subject: Professores de ensino de primeiro grau - Formação
Ambiente de sala de aula
Professores e alunos
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MEIRELLES, Maria de Lourdes de Almeida. A formação continua do professor de lingua materna e seus reflexos na (re)configuração da praxis. 1994. [144]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.
Date Issue: 1994
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Meirelles, Maria de Lourdes de Almeida_M.pdf7.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.