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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Jorge Megid Netopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghinpt_BR
dc.format.extent1 recurso online ( p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleO uso do livro didático de Ciências por professores do 6º a 9º ano do Ensino Fundamental : um estudo de abrangência nacional = The use of Science textbook by teachers from the 6th to the 9th year of Brazilian Elementary School: a national scope studypt_BR
dc.title.alternativeThe use of Science textbook by teachers from the 6th to the 9th year of Brazilian Elementary School : a national scope studypt_BR
dc.contributor.authorRosa, Marcelo D'Aquino 1987-pt_BR
dc.contributor.advisorMegid Neto, Jorge, 1958-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghinpt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didatico (Brasil)pt_BR
dc.subjectCiência - Livros didáticospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherlanguageNational Textbook Program (Brazil)en
dc.subject.otherlanguageScience - Textbooksen
dc.subject.otherlanguageElementary schoolen
dc.subject.otherlanguageTextbooks - Evaluationen
dc.description.abstractResumo: Com a implantação das avaliações periódicas do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) desde 1993, as coleções didáticas da área de Ciências sofreram significativas melhorias, ampliando o potencial deste recurso didático no sentido de auxiliar as práticas docentes e a aprendizagem dos estudantes. A literatura da área apresenta resultados a respeito do uso do livro didático (LD) de Ciências por meio de estudos regionalizados, realizados em algumas cidades brasileiras, porém, não é conhecida nenhuma pesquisa desta natureza com abrangência nacional. Assim, não se pode avaliar as macrocontribuições das avaliações do PNLD para os processos de ensino e aprendizagem. Portanto, o objetivo desta investigação é identificar e analisar os usos do LD de Ciências nas práticas pedagógicas de professores dos anos finais do Ensino Fundamental (EF) no Brasil, buscando tratar o seguinte problema: as coleções didáticas de Ciências aprovadas pelo PNLD estão sendo utilizadas por professores em sintonia com as diretrizes desse Programa e com os resultados das pesquisas acadêmicas sobre o LD? Realizou-se um estudo amostral dos professores de Ciências das escolas públicas brasileiras desse nível de ensino e foram participantes 427 docentes do 6º ao 9º ano do EF. Por meio de questionários virtuais, identificamos os usos do LD realizados por estes professores de Ciências. Os dados foram tratados estatisticamente com o software SPSS® (Statistical Packet for Social Sciences) e os resultados comparados com a literatura acadêmica da área e com as diretrizes dos Guias de Livros Didáticos (GLD) do PNLD de 2014 e 2017. Os dados encontrados no contexto desta pesquisa apontam que o LD de Ciências continua a ser um recurso amplamente utilizado pelos professores investigados, seja em termos de ferramenta para a docência na sala de aula ou como material de apoio ao trabalho pedagógico em momentos extraclasse. Ainda, o LD possui grande importância como elemento norteador do planejamento, da preparação das aulas e como material de atualização e formação do docente, além de seu uso em espaços extraescolares ser considerado uma alternativa possível e viável de trabalho pelos professores de Ciências. Os itens mais utilizados das coleções são as imagens, os exercícios, as atividades e os textos. Por outro lado, os professores afirmam usar menos as atividades complementares, os experimentos práticos e as sugestões de outros recursos, como filmes, materiais digitais e websites. Por último, são sugestões desse trabalho a manutenção e a fortificação do PNLD enquanto uma política de Estado para o benefício dos estudantes da rede pública, bem como a adoção de um modelo desse Programa em que o LD se torne um recurso consumível pelos alunos, podendo ser transportado livremente entre escolas e domicílios, potencializando o aproveitamento desse material. Sugere-se ainda um olhar mais atento às formações inicial e continuada dos professores de Ciências para as questões referentes ao uso do LD nos processos pedagógicos da Educação Básica, acreditando que um docente que tenha acesso a essas possibilidades possa se tornar um profissional com maior conhecimento sobre as várias possibilidades de aproveitar o LD de maneira mais positiva em seu trabalhopt
dc.description.abstractAbstract: ith the implementation of the National Textbook Program periodic evaluations since 1993, the Science field didactic collections have undergone significant improvements, increasing this didactic resource potentially in the sense of assisting teaching practices and student learning. The area literature presents results about the use of the Science Textbook through regional studies, carried out in some Brazilian cities, however, there is no known research of this nature with national scope. Thus, it is not possible to evaluate the macro contributions of National Textbook Program assessments for school teaching and learning processes. Therefore, the research objective is to identify and analyze the uses of the Science Textbook in the teachers¿ pedagogical practices in the final years of Elementary School in Brazil, seeking to address the following problem: are the didactic collections of Sciences approved by PNLD being used by teachers in line with the Program guidelines and the academic research results on Textbooks? A sample study of the science teachers at Brazilian public schools from this education level was carried out and there were 427 teachers from the 6th to the 9th grade of the Brazilian Elementary School. Through virtual questionnaires, we identify the uses of Textbooks performed by these Science teachers. The data were treated statistically with the SPSS® software (Statistical Packet for Social Sciences) and the compared results to the academic literature of the area and the Textbook Guides guidelines from National Textbook Program of 2014 and 2017. The found results in the research context indicate that the Science Textbook continues to be a resource widely used by the group of teachers investigated, either in terms of tool for teaching in the classroom or as material to support the pedagogical work in extra class moments. In addition, the Textbook has great importance as a guiding element of planning, class preparation and as an updating material and teacher training, beyond its use in extracurricular spaces is considered a feasible and possible alternative work by these science teachers. The most used items of the didactic collections are the images, the exercises, the activities and the texts. On the other hand, teachers claim to use less of complementary activities, hands-on experiments, and suggestions for other resources, such as movies, digital materials, and websites. Lastly, it is suggested that the National Textbook Program must be maintained and strengthened as a State policy for the benefit of public school students, as well as the adoption of a model of this Program in which Textbook becomes a consumable resource for students, may be transported freely between schools and households, enhancing the use of this material. It is also suggested a closer look at the initial and continuing training of Science teachers for the issues related to the use of Textbook in the pedagogic processes of Basic Education, believing that a teacher who has access to these possibilities can become a professional with greater knowledge about the many possibilities of taking advantage of Textbook in a more positive way in their worken
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationROSA, Marcelo D'Aquino. O uso do livro didático de Ciências por professores do 6º a 9º ano do Ensino Fundamental: um estudo de abrangência nacional = The use of Science textbook by teachers from the 6th to the 9th year of Brazilian Elementary School: a national scope study. 2019. 1 recurso online ( p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino de Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGarcia, Nilson Marcos Diaspt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSilva, Dirceu dapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSantos, Fernando Santiago dospt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMartins, Maria Inespt_BR
dc.date.defense2019-02-25T00:00:00Zpt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber1537093  pt_BR
dc.date.available2019-05-03T19:11:54Z-
dc.date.accessioned2019-05-03T19:11:54Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-03T19:11:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosa_MarceloD'Aquino_D.pdf: 2424366 bytes, checksum: 4430e682031f3b09d79434fcdc77280c (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333846-
dc.description.sponsorCAPESpt_BR
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