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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Práticas de letramento digital : aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas
Title Alternative: Digital literacy practices : learning to use a computer at a telecentre of Campinas
Author: Campos, Rodrigo Prates, 1969-
Advisor: Signorini, Inês, 1951-
Abstract: Resumo: Partindo de uma perspectiva que se recusa a ver no letramento algo de natureza meramente cognitiva e de um estudo de campo centrado em pessoas que tinham pouco ou nenhum conhecimento de informática, muitos dos quais nunca haviam sequer visto um computador, o objetivo desta pesquisa estabeleceu-se, após suas fases preliminares, em estudar as práticas de letramento digital dessas pessoas. Para tanto atuei por 12 meses (de 02/2010 a 06/2010, de 08/2010 a 11/2010 e de 03/2011 a 05/2011) como monitor de um curso de informática básica ministrado pela Prefeitura Municipal de Campinas no telecentro da CEASA (Centrais Estaduais de Abastecimento S/A, centrais de abastecimento de hortifrutigranjeiros) da cidade, o que me deu a oportunidade de observar os alunos de perto. A partir dos registros gravados e videografados em campo e das notas de campo, foram selecionadas duas turmas (uma de 27/10/2010 a 19/11/2010 e a outra de 27/04/2011 a 27/05/2011) para comporem o corpus para análise. Esta foi realizada tomando-se por base a noção de práticas de letramento digital inspirada nos Novos Estudos do Letramento que norteou toda a tese, as categorias interacionais de Erving Goffman e o conceito de domínio semiótico de Paul Gee. Como resultado, esta tese apresenta uma amostra bem clara de quem são os excluídos digitais do Brasil, das dificuldades que enfrentam quando vêm a interagir com computadores e sugere uma forma de como abordar o problema de iniciar alguém que nunca sequer viu um computador nas práticas mediadas pelas tecnologias interativas digitais

Abstract: Starting from a perspective that refuses to see in literacy as something of a merely cognitive nature and a field study centered on people who had little or no knowledge of computer science, many of whom had never even seen a computer, the goals of this research, after it¿s preliminary phases, established itself in to study the digital literacy practices of these people. For that, I worked for 12 months (from 02/2010 to 06/2010, from 08/2010 to 11/2010 and from 03/2011 to 05/2011) as monitor of a basic computing course taught by the prefecture of the city of Campinas at the telecentre of the city¿s central supply of vegetables, fruits and poultry which gave me the opportunity to observe the students closely. From the records recorded and videotaped in the field and the field notes, two classes were selected (one from 10/27/2010 to 11/19/2010 and the other from 04/27/2011 to 05/27/2011) to compose the corpus for analysis. This was done based on the notion of digital literacy practices in New Literacies Studies movement that guided the whole thesis, Erving Goffman¿s face to face interacton categories and Paul Gee¿s concept of semiotic domain. As a result, this thesis presents a very clear sample of who are the digital excluded in Brazil, the difficulties the face when they eventually interact with computers and suggests a way to approach the problem of starting someone who has never even seen a computer in the practices mediated by the digital interactive technologies
Subject: Letramento
Letramento digital
Semiótica
Inclusão digital
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: CAMPOS, Rodrigo Prates. Práticas de letramento digital: aprendendo a usar o computador em um telecentro de Campinas. 2018. 1 recurso online (154 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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