Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333348
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Rúbia Barcelos Amaral-Schiopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghinpt_BR
dc.format.extent1 recurso online (160 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleAs demonstrações matemáticas presentificadas nos livros didáticos do ensino médio : um foco nos capítulos de Geometriapt_BR
dc.title.alternativeMathematical proofs presented in Mathematics high school textbooks : a focus on the Geometry chapterspt_BR
dc.contributor.authorMazzi, Lucas Carato, 1990-pt_BR
dc.contributor.advisorAmaral-Schio, Rúbia Barcelos, 1979-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghinpt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectSistema axiomáticopt_BR
dc.subject.otherlanguageReasoningen
dc.subject.otherlanguageGeometryen
dc.subject.otherlanguageAxiomatic systemen
dc.description.abstractResumo: As políticas públicas acerca dos livros didáticos no Brasil datam do final da década de 1920 e têm sido modificadas ao longo dos anos até chegar em seu formato atual, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Esta foi uma proposta criada em 1984 pelo Governo Federal e tem como objetivo principal a avaliação e a distribuição gratuita de livros didáticos de todos os segmentos e níveis escolares para os alunos das escolas públicas brasileiras. Tendo em vista o alto investimento financeiro desse programa e sua abrangência nacional, faz-se necessário que pesquisas investiguem e discutam os livros produzidos, com o intuito de melhorar cada vez mais os materiais distribuídos. Esta pesquisa, em particular, tem por objetivo principal analisar de que modo as demonstrações e as provas matemáticas estão presentificadas nos capítulos de Geometria dos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio aprovados pelo PNLD ¿ 2018. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de modo a investigar os capítulos de interesse, em busca de possíveis momentos voltados às demonstrações e às provas. Como referencial teórico, foram utilizadas as ideias de raciocínio apresentadas por Reid e Knipping. Os autores discutem a presença de quatro diferentes tipos de raciocínio no ensino da Matemática: dedutivo, indutivo, abdutivo e por analogia. A partir dessas ideias, este trabalho buscou identificar se (e de que modo) esses raciocínios se fazem presentes nas coleções aprovadas pelo PNLD ¿ 2018. Os resultados da pesquisa indicaram que, em todas as coleções analisadas, foi possível encontrar, recorrentemente, o raciocínio dedutivo, enquanto os outros tipos de raciocínio foram menos utilizados. Dentre eles, o raciocínio indutivo é o segundo tipo que mais aparece e o raciocínio por analogia se fez presente nos exercícios. Quanto ao raciocínio abdutivo, este se fez presente em apenas uma das coleções analisadas. Notou-se, também, que algumas coleções definem conceitos como demonstração, hipótese e tese, assim como tópicos sobre implicações lógicas, contribuindo com a formação do aluno acerca do sistema axiomático, enquanto outras obras optaram por não se aprofundar nesses conceitospt
dc.description.abstractAbstract: Public policies for textbooks in Brazil date back to the late 1920s and have been modified over the years until the National Textbook Program (PNLD) reached its current format. This was a proposal created in 1984 by the Federal Government and has as its main objective the evaluation and free distribution of textbooks of all segments and school levels for the students of Brazilian public schools. In view of the high financial investment in this program and its national scope, it is necessary to analyse and discuss the books produced in order to improve the materials distributed. This research, in particular, has as main objective to analyze how the demonstrations and mathematical proofs are presented in the geometry chapters of the Mathematics high school textbooks approved by PNLD - 2018. To reach this goal, a qualitative research was realized, in order to investigate the chapters of interest, in search of the demonstrations and the proofs. As a theoretical reference, the ideas of reasoning presented by Reid and Knipping were used. The authors discuss the presence of four different types of reasoning in the teaching of Mathematics: deductive, inductive, abductive and reasoning by analogy. From these ideas, this work sought to identify whether (and in what way) these reasonings are present in the collections approved by PNLD - 2018. The results of the research indicate that, in all the analyzed collections, it was possible to find recurrent deductive reasoning, whereas other types of reasoning were less widely used. Among them, inductive reasoning is the second most frequent type and reasoning by analogy was present in the exercises. As to abductive reasoning, this was present in just one of the collections analyzed. It was also noted that some collections define concepts such as demonstration, hypothesis and thesis, as well as topics on logical implicationsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationMAZZI, Lucas Carato. As demonstrações matemáticas presentificadas nos livros didáticos do ensino médio: um foco nos capítulos de Geometria. 2018. 1 recurso online (160 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino de Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGuimarães, Gilda Lisboapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameLazari, Henriquept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSá Earp, Henrique Nogueira dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBatistela, Rosemeire de Fátimapt_BR
dc.date.defense2018-10-25T00:00:00Zpt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber1586174pt_BR
dc.date.available2019-02-28T19:40:47Z-
dc.date.accessioned2019-02-28T19:40:47Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-28T19:40:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mazzi_LucasCarato_D.pdf: 9473530 bytes, checksum: 754b8b5b1490453748e64650c65ba53f (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333348-
dc.description.sponsorCAPESpt_BR
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Mazzi_LucasCarato_D.pdf9.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.