Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333201
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: José Joaquín Lunazzipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghinpt_BR
dc.format.extent1 recurso online (147 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.titleA atividade experimental investigativa como recurso para a discussão de conceitos de óptica no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe experimental investigative activity as resource for the discussion of optical concepts in fundamental teachingpt_BR
dc.contributor.authorPinheiro, Ana Cláudia Ribeiro Guerrapt_BR
dc.contributor.advisorLunazzi, Jose Joaquín, 1948-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghinpt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subjectFísica experimentalpt_BR
dc.subjectÓtica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherlanguagePhysics - Experimentsen
dc.subject.otherlanguageOptics - Study and teachingen
dc.subject.otherlanguagePhysics - Study and teachingen
dc.description.abstractResumo: No contexto das pesquisas em ensino de ciências, é crescente a preocupação com sua qualidade. O ensino de ciência deve proporcionar ao estudante habilidades e conhecimentos úteis para compreender melhor sua realidade e ser ativo em seu processo de aprendizagem. Compartilhando dessa mesma preocupação, muitas questões motivaram esse trabalho, como: O que significa ensinar Física hoje? Como proporcionar ao aluno novas formas de compreender os conceitos de Óptica e fazê-lo participar ativamente de seu processo de aprendizagem? Visando responder a essas questões, e acreditando no potencial de aprendizagem das Atividades Experimentais Investigativas, foi elaborada uma sequencia de atividades experimentais em Óptica Geométrica, para estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades propostas permitiram discutir conceitos sobre a propagação retilínea da luz, da formação de sombras e de imagens, bem como compreender o sistema de visão. Duas discussões foram fundamentais para dar sustentação ao trabalho. Inicialmente, a importância da investigação das Concepções Alternativas dos estudantes no planejamento das AEI, comparado dados da literatura com aqueles obtidos em um questionário diagnóstico, e com as formulações de conceitos existentes durante as atividades. Adicionalmente, a teoria sóciohistórica de Vygotsky, que permitiu analisar as relações entre os estudantes e o papel do professor mediador na AEI, proporcionando perceber as contribuições da discussão e da participação do estudante em seu processo de aprendizagempt
dc.description.abstractAbstract: In the context of research in science education, the concern with its quality is growing. Science education should provide students with skills and knowledge useful to better understand their reality and to be active in their learning process. Sharing this same concern, many questions motivated this work, such as: What does it mean to teach physics today? How do you provide the student with new ways to understand the concepts of Optics and make them actively participate in their learning process? Aiming to answer these questions, and believing in the learning potential of the Investigative Experimental Activities, a sequence of experimental activities in Geometric Optics was elaborated, for students of 9th grade of Elementary School. The activities covered allowed discuss concepts about the rectilinear propagation of light, the formation of shadows and images, as well as understanding the vision system. Two discussions were fundamental to sustain the work. Initially, the importance of the investigation of alternative conceptions of students in the planning of AEI, comparing data of the literature with those obtained in a diagnostic questionnaire, and with the formulations of concepts that exist during the activities. In addition, Vygotsky's sociohistorical theory, which allowed us to analyze the relations between the students and the role of the mediator teacher in the AEI, allowing us to perceive the contributions of the student's discussion and participation in his learning processen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationPINHEIRO, Ana Cláudia Ribeiro Guerra. A atividade experimental investigativa como recurso para a discussão de conceitos de óptica no ensino fundamental. 2018. 1 recurso online (147 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/333201>. Acesso em: 13 jun. 2019.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino de Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.degreenameMestra em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameKleinke, Maurício Urbanpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMuramatsu, Mikiyapt_BR
dc.date.defense2018-08-22T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2019-06-13T16:16:09Z-
dc.date.accessioned2019-06-13T16:16:09Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-13T16:16:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pinheiro_AnaClaudiaRibeiroGuerra_M.pdf: 1972851 bytes, checksum: edd0456cf22ef2607a63b15746292eb7 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333201-
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pinheiro_AnaClaudiaRibeiroGuerra_M.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.