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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Maria José Pereira Monteiro de Almeidapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghinpt_BR
dc.format.extent1 recurso online (199 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleSentidos produzidos no desenvolvimento de uma unidade de ensino sobre termodinâmica num curso de engenharia de produçãopt_BR
dc.title.alternativeSenses produced in the development of a teaching unit on thermodynamics in a production engineering coursept_BR
dc.contributor.authorLança, Tatiana, 1978-pt_BR
dc.contributor.advisorAlmeida, Maria José P. M. de (Maria José Pereira Monteiro de), 1944-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghinpt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherlanguageProduction engineeringen
dc.subject.otherlanguageThermodynamicsen
dc.subject.otherlanguageReadingen
dc.subject.otherlanguageDiscourse analysisen
dc.description.abstractResumo: Atualmente, as aplicações da termodinâmica podem ser verificadas em vários setores da economia e por isso ressaltamos a relevância do seu ensino em cursos como o de Engenharia de Produção. Nosso objetivo com essa pesquisa é compreender o funcionamento de uma unidade de ensino sobre termodinâmica que admitimos ter características diferentes de como tem sido processada a disciplina num curso de Engenharia de Produção. A unidade foi orientada no sentido de basicamente provocar a leitura de textos, incluindo-se também discussões dialogadas com a mediação da professora/pesquisadora e dos próprios colegas da turma. Associadas ao objetivo da pesquisa, procuramos responder às seguintes questões de estudo: Como são produzidos sentidos por estudantes de Engenharia de Produção ao trabalharem com uma unidade de ensino pautada em textos de termodinâmica? Como a mediação da professora/pesquisadora e dos colegas contribui para a produção de sentidos relacionados à termodinâmica, num curso de Engenharia de Produção? Como referencial teórico/metodológico fundamentamo-nos em algumas noções da vertente iniciada na França de Análise de Discurso (AD) que teve em Michel Pechêux um dos seus principais articuladores. Utilizamos principalmente trabalhos publicados no Brasil por Eni Orlandi. A partir do referencial da AD, ao analisarmos o funcionamento da produção dos sentidos, admitimos a interdiscursividade, ou seja, a memória discursiva como constitutiva da produção do sentido. O trabalho aqui apresentado utilizou a leitura de textos e discussões sobre fundamentos de Termodinâmica e evidenciou aspectos da produção de sentidos pelos estudantes aos quais certamente a professora/pesquisadora não teria acesso numa aula expositiva. Apresentamos algumas análises dos discursos produzidos pelos estudantes durante o desenvolvimento das doze aulas previstas pelo cronograma da disciplina "Termodinâmica e Sistemas Térmicos" e também foram analisadas algumas respostas fornecidas pelos alunos aos dois questionários iniciais e ao questionário final, aplicado na última aula. Os principais resultados das análises indicam que o processo de produção de sentidos depende das condições de produção imediatas e históricas e que atividades um pouco diferentes das usuais podem contribuir para o surgimento de respostas também diferentes das usualmente dadas por alunos. Ressaltamos que foi trabalhado um conteúdo de física relevante para um curso de Engenharia e outros conteúdos devem ser trabalhados com diferentes atividades para maior compreensão dessa produção. Além disso, os resultados fornecem indícios de que as mediações entre a professora/pesquisadora e os alunos e entres os próprios alunos podem ser, aliadas aos conteúdos trabalhados com diferentes atividades, estratégias relevantes para maior compreensão da produção dos sentidos por parte dos estudantespt
dc.description.abstractAbstract: Currently, the application on thermodynamics can be verified in several economical sectors and this is the reason why we have highlighted its relevance while teaching it in courses such as Production Engineering. Our main goal with this research is to analyze how an educational institution works on thermodynamics that we admit it has different traits in comparison to the way it has been put into practice in the subject of a course of Production Engineering. The institution had been guided in a way that they would basically encourage text reading, including debates mediated by the Professor/Researcher and classmates as well. Regarding the objective of the research, we aimed at answering the following questions: How are the senses produced by students from the course of Production Engineering while working with an unit that was based on thermodynamics texts? How does the mediation by Professor/Researcher and classmates contribute to the production of senses related to thermodynamics, in a Production Engineering course? As a theoretical and methodological reference, we have used some notions from the side initiated in France on Discourse Analysis (DA) which had been articulated by Michel Pechêus as one of the most important ones. We have used mainly papers that were published in Brazil by Eni Orlandi. From the basis of DA, while analyzing the process of senses production, we have acknowledged the interdiscursivity, in other words, the discursive memory as fundamental to the production of senses. The current paper has used texts and discussions about the roots of Thermodynamics and has highlighted aspects of the production of senses by students which the Professor/Researcher would not have access in an opened class. We have introduced some analysis of discourse produced by students throughout the development of twelve planned classes on the schedule of the subject "Thermodynamics and Termical systems" as well as some answers provided by students on two forms in the beggining and in the end of the last class. The main results of the analysis indicate that the process of production of senses rely on the conditions of immediate and historical production and that some tasks which are a little different than the usual ones can contribute to the outbreak of answers that are also different than the ones that students usually give. We emphasize that it has been developed a content on physics which is relevant to a course of Engineering and other pieces of content that should be applied with different tasks to promote a better understanding of this production. Furthermore, the results provide clues that the mediations among Professor/Researchers and classmates including students in practice could be, linked to the contents developed with different tasks, relevant strategies to a better understanding on the production of sensed by studentsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationLANÇA, Tatiana. Sentidos produzidos no desenvolvimento de uma unidade de ensino sobre termodinâmica num curso de engenharia de produção. 2018. 1 recurso online (199 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino de Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.degreenameDoutora em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePaixão Filho, Fernando Jorge dapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMegid Neto, Jorgept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMichinel Machado, Jose Luispt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameZanotello, Marcelopt_BR
dc.date.defense2018-08-13T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2019-02-12T12:37:49Z-
dc.date.accessioned2019-02-12T12:37:49Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-12T12:37:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lanca_Tatiana_D.pdf: 3578473 bytes, checksum: 0fd8ff0a2833fbc92663946298ccf44d (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333193-
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