Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332876
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Ensinando a história do planeta através de jogos
Title Alternative: Teaching the history of the planet by means of games
Author: Garcia, Luciano Donizete, 1989-
Advisor: Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça, 1959-
Abstract: Resumo: O Planeta Terra está em constante transformação desde a sua formação. O entendimento deste processo é dependente de uma combinação de fatores que atuam periodicamente em sua superfície, assim como fatores que atuam no seu interior. Contar a história desta transformação se torna um trabalho árduo e complexo que necessita da interação entre vários conhecimentos e visões. A Geologia se encarrega dos aspectos físicos do Planeta, procurando compreender suas mudanças, identificando padrões e ciclos nesse dinamismo constante. A Paleontologia se vale de análise de fósseis para explanar as alterações sofridas pela biosfera ao longo dessas mudanças e a Biologia, entre outras coisas, procura entender como essas alterações relacionam-se com os seres vivos gerando efeitos nos dias atuais. Pensando em todos os conceitos envolvidos na construção da História do Planeta, e no fato destes conceitos em geral, serem trabalhados no Ensino Regular em disciplinas diferentes surge uma problemática: como trabalhar temas relacionados à História do Planeta sem transmitir uma visão tradicional de que o conhecimento científico é imutável e fruto do empenho isolado de cientistas? Diante disso, será abordado nesse trabalho a História do Planeta sob o olhar epistemológico de Ludwik Fleck (1896 ¿ 1961), médico e filósofo polonês, que em 1935 formulou o conceito de `coletivo de pensamento¿. Será analisada a importância da História e da Natureza da Ciência no ensino e como elas podem ajudar os alunos a desmistificar a visão deformada da Ciência como um trabalho individualista em que não há trocas de informações devido a competitividade entre cientistas. Neste trabalho será apresentado um jogo num modelo de role playing game (RPG) que, na sua estrutura, conterá os conceitos supracitados, buscando de forma programática, didática e lúdica analisar situações-problemas relacionadas a História do Planeta. Os alunos deverão conversar durante a partida, associando as informações recebidas por cada um ao longo do jogo, com o intuido de formular hipóteses sobre a situação analisada

Abstract: The Planet Earth is in constant transformation since its formation. The understanding of this process depends on a combination of factors that act periodically on its surface, as well as factors acting within it. Telling the story of this transformation is a hard and complex work that requires the interaction of various knowledge and observations. Geology takes care of the physical aspects of the Planet, trying to understand its changes, identifying patterns and cycles in this constant dynamism. Paleontology displays fossil analysis to explain the alterations sustained by the biosphere through these changes, and Biology, among other things, tries to understand how these alterations relate to living beings generating effects in the current days. Taking into account all the concepts involved in the construction of the History of the Planet, and the fact that those concepts are usually studied in regular teaching in different disciplines, a problem arises. One can resume it in the following terms: how to approach themes related to the History of the Planet without transmitting the traditional view that claims that knowledge is unchangeable, and product of an isolated commitment of scientists? Therefore, this work approaches the History of the Planet under the epistemological view of Ludwik Fleck (1896 - 1961), Polish physician and philosopher, who in 1935 formulated the concept of 'collective of thought.' The importance of History and Nature of Science in teaching will be analyzed and how they can help students demystify the deformed view of Science as an individualistic work in which there is no exchange of information due to the competitiveness among scientists. This dissertation presents a game according to a role-playing game (RPG) model that, in its structure, contains the concepts above, aiming at, in a programmatic, didactic, and playful way to analyze problem situations related to Planet History. The students should talk during the match, associating the information received by each one during the game, with the intention of formulating hypotheses about the analyzed situation
Subject: Jogos
Paleontologia
História natural
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: GARCIA, Luciano Donizete. Ensinando a história do planeta através de jogos. 2018. 1 recurso online (129 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Garcia_LucianoDonizete_M.pdf18.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.