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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Ludmila Corrêa de Alkmin e Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.format.extent1 recurso online (103 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.titleModelagem e controle de estabilidade aplicada a veículo de tração integralpt_BR
dc.title.alternativeModelling and stability control applied to all wheel drivept_BR
dc.contributor.authorYamashita, Rodrigo Yassuda, 1993-pt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Ludmila Corrêa de Alkmin e, 1981-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectModelagem e simulaçãopt_BR
dc.subjectVeículos a motor - Estabilidadept_BR
dc.subjectVeículos - Dinâmicapt_BR
dc.subjectMotores de corrente contínua sem escovaspt_BR
dc.subjectLógica fuzzypt_BR
dc.subject.otherlanguageModeling and simulationen
dc.subject.otherlanguageMotor vehicles - Stabilityen
dc.subject.otherlanguageVehicles - Dynamicsen
dc.subject.otherlanguageBrushless DC Motorsen
dc.subject.otherlanguageFuzzy Logicen
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas à estabilidade de veículos elétricos/híbridos. Este tipo de veículo possibilita o uso de motorização independente nas rodas e a implementação do conceito de diferencial eletrônico. Estas tecnologias geram altos ganhos de controlabilidade e foram aplicadas e avaliadas. Desta forma, a estratégia de controle proposta atua apenas nas rodas traseiras do veículo a fim de evitar grandes alterações nos veículos fabricados atualmente. O objetivo deste controlador é promover o mesmo comportamento em manobras para veículos com condições de operação diferentes, em específico a condição de carregamento com as baterias localizadas na região traseira do veículo. Para tal, a modelagem newtoniana do veículo presente na literatura foi utilizada neste trabalho. Além das forças longitudinais como resistência à rolagem, as forças laterais foram contabilizadas por meio da modelagem semiempírica do pneu utilizando o equacionamento da fórmula mágica. Com o modelo determinado, foram propostos dois tipos de controle, o linear PID e o não linear fuzzy. Os parâmetros de controle deste segundo tipo de controlador foram ajustados e otimizados por meio do algoritmo genético que possui grande robustez à funções não lineares. Os resultados se mostraram promissores na aplicação deste tipo de controlador e também com a simulação desenvolvida foi possível visualizar o torque necessário dos motores elétricos para atender a condição de diferencial eletrônico propostopt
dc.description.abstractAbstract: This work aims to contribute to the development of new technologies related to the electric or hybrid vehicle stability. This type of vehicle permits the use of independent drives in each wheel and the implementation of electronic differential. These technologies provide high gains on controllability and were applied and studied. Thus, the proposal of the strategy control acts only on the rear wheels to avoid huge modifications on the vehicles that is already manufactured. The aim of the controller is to provide the same behavior on maneuvers for vehicles with different operational conditions, more specifically the condition of batteries loaded on the rear region of the vehicle. In order to do this, the vehicle Newtonian model present on the literature was used in this work. Besides the longitudinal forces as rolling resistance, the lateral forces were accounted by means the semiempirical tire model called magic formula. With the model, two types of controller were proposed, the linear one, PID, and the nonlinear one, fuzzy. The controlled parameters of the second one were set and optimized by the genetic algorithm that has high robustness to the nonlinear function. The results showed that the usage of this controller is profitable, and the simulation developed showed the requisition of torque of the electric drivers in a future electronic differentialen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationYAMASHITA, Rodrigo Yassuda. Modelagem e controle de estabilidade aplicada a veículo de tração integral. 2018. 1 recurso online (103 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineMecanica de Solidos e Projeto Mecanicopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBecker, Marcelopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMastelari, Niederauerpt_BR
dc.date.defense2018-07-27T00:00:00Zpt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber33003017pt_BR
dc.date.available2018-11-12T16:11:50Z-
dc.date.accessioned2018-11-12T16:11:50Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-12T16:11:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Yamashita_RodrigoYassuda_M.pdf: 5548774 bytes, checksum: 67e55881023baa69ced3731702b00668 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332763-
dc.description.sponsorCAPESpt_BR
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