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Tipo: TESE DIGITAL
Nível: Doutorado
Título: Leitura e corpo em reverberação
Título(s) alternativo(s): Reading reverberated through the body
Autor(es): Baptistella, Rosana, 1966-
Orientador: Ferreira, Norma Sandra de Almeida, 1950-
Resumo: Resumo: Este trabalho tem como temática leitura e linguagem, numa perspectiva da História Cultural. O percurso metodológico consiste em, utilizando textos selecionados previamente pela pesquisadora, propor sessões de leitura e laboratórios de criação a um conjunto de cinco colaboradores e investigar: Que sentidos são produzidos? O que e como cada um dos participantes traz de si, de suas histórias e memórias, inscritas na prática de leitura? Como essas lembranças são amalgamadas aos textos lidos no momento da prática da leitura? Tendo cada um sua história peculiar/ própria, diferentes corpos e experiências - no sentido atribuído por Larrosa Bondía (2002) à palavra experiência ¿, suas respostas ao texto são únicas, mas também compartilhadas, pois os colaboradores fazem parte de uma mesma comunidade de leitores, artistas, envolvidos com dança, que foram convidados por afinidades de trabalho e de pesquisas. Sentidos são produzidos, entre memórias, sensações, imagens, na tensão estabelecida entre os leitores e os textos (CHARTIER, 1988), reverberados no corpo, como prática de leitura. Ainda que únicas e autorais, as respostas aos textos lidos são produzidas na tensão entre o ?aprendido? culturalmente e as condições peculiares em que elas ocorrem e se enraizam. Os referenciais teóricos desta pesquisa advêm principalmente de Michel de Certeau (1995; 1998) no que tange à produção de sentidos pelos sujeitos, Roger Chartie (1996; 1998) em relação às práticas de leitura, suportes de textos e representações e Larrosa Bondia (2002) e Walter Benjamin (1994), quanto ao conceito de experiência

Abstract: Reading and language in a Cultural History perspective are the themes of this work. The adopted methodological procedure makes use of texts previously selected by the researcher to suggest reading sections and creative laboratories to a team of five collaborators. Then, it investigates what are the meanings they produce; what material each one of them bring to the sections, such as their personal histories and memories imbued in the reading practice, and also how these memories are physically expressed in the read texts when of the reading practice. Since each of the collaborators have their own peculiar/particular history as well as different bodies and experiences - in the sense Larrosa Bondía (2002) gives to the word experience ¿, their response to the text are not only unique, but also rather common to them all. They belong to the same community of readers, a group of invited dance-related artists that share working and research affinities. Therefore, their memories, sensations, images, and the tension established between readers and texts (CHARTIER, 1988) reverberate in their reading practice and produce meanings. The theoretical frame of this research comes mainly from Michel de Certeau (1995; 1998) vis-à-vis the meaning produced by research subjects; Roger Chartier (1996; 1998) concerning reading practices, text supports and representations; and Larrosa Bondia (2002) and Walter Benjamin (1994) regarding the concept of experience
Palavras-chave: Leitores
Prática de leitura
Experiência
Corpo
Idioma: Português
Editor: [s.n.]
Citação: BAPTISTELLA, Rosana. Leitura e corpo em reverberação. 2018. 1 recurso online (200 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Data do documento: 2018
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