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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: O ensino do canto popular em duas universidades públicas brasileiras : um estudo sobre as práticas pedagógicas da UnB e da UFMG
Title Alternative: The teaching of popular singing in the Brazilian public university : a study on pedagogical practices in the Unb and in the UFMG
Author: Albuquerque, Ana Paula Lima de, 1979-
Advisor: Machado, Regina, 1964-
Abstract: Resumo: A presente investigação versa sobre o currículo de canto popular, a partir da análise da inserção do ensino da música popular nas universidades públicas brasileiras. Busca apresentar um estudo acerca da forma como o ensino do canto popular vem sendo sistematizado, além de discorrer sobre a concepção didático-pedagógica do canto popular, apresentando um histórico da inserção dessa modalidade de ensino, suas propostas curriculares e como os professores desenvolvem suas metodologias e elegem seus conteúdos. Como ponto de partida, é exposta uma breve descrição do primeiro curso de música popular a oferecer o ensino do canto popular na universidade pública, a Unicamp. Para delinear um contexto mais amplo, são citados os cursos ofertados nas demais universidades, porém com diferentes graus de aprofundamento quanto à sua estrutura e a seu funcionamento, detendo-se particularmente na análise de como ocorre na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade de Brasília (UnB). Para tanto, por meio de entrevistas com os professores das duas universidades, foi descrita a organização de cada curso, no que concerne aos currículos articulados às práticas desenvolvidas por cada professor entrevistado para, assim, chegar a algumas conclusões significativas, como o reconhecimento da importância da diversidade cultural nos currículos e da valorização da nossa cultura

Abstract: The present research deals with how the popular singing curriculum is organized, based on the analysis of the insertion of popular music education in Brazilian public universities, and seeks to present a study about how popular singing has been taught and systematized. It also discusses the didactic-pedagogical concepts of popular singing education, presenting a history of the insertion of this teaching modality, its curricular proposals, and how professors develop their methodologies and choose their contents. As a starting point, there is a brief description of the first undergraduate course in Popular Music that introduced popular singing in a Public University, the one offered at Unicamp. To include a broader context, the courses offered in the other universities are mentioned, but with different degrees of deepening regarding their structures and functioning focusing particularly on the analysis of how it occurs in the Federal University of Minas Gerais (UFMG) and the University of Brasília (UnB). In order to do so, through interviews with two professors of these two universities, the organization of each course was described, presenting the curricula linked to the practices developed by each professor interviewed. Finally, significant conclusions emerged from this analysis, such as the recognition of the importance of cultural diversity in curricula and the appreciation of our national culture
Subject: Universidade de Brasília
Universidade Federal de Minas Gerais
Música - Currículos
Canto popular
Musica popular - Brasil - Instrução e estudo
Universidades e faculdades públicas - Brasil
Editor: [s.n.]
Citation: ALBUQUERQUE, Ana Paula Lima de. O ensino do canto popular em duas universidades públicas brasileiras: um estudo sobre as práticas pedagógicas da UnB e da UFMG. 2017. 1 recurso online (158 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331946>. Acesso em: 1 set. 2018.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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