Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/330440
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Cassiano Sydow Quilicipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent1 recurso online (175 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleSob a perspectiva do instante = o teatro como lugar de construção de espaço-tempo singular = Under the second: theatre as a place of singular space time constructionpt_BR
dc.title.alternativeUnder the second : theatre as a place of singular space time constructionpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Juliana Reis Monteiro dos, 1973-pt_BR
dc.contributor.advisorQuilici, Cassiano Sydow, 1959-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artespt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Artes da Cenapt_BR
dc.subjectAtor/performerpt_BR
dc.subjectTeatro - Técnicapt_BR
dc.subjectTeatro experimentalpt_BR
dc.subjectAtores - Treinamentopt_BR
dc.subject.otherlanguageActor/Performeren
dc.subject.otherlanguageTheater - Techniqueen
dc.subject.otherlanguageExperimental theateren
dc.subject.otherlanguageActors - Trainingen
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa recupera o lugar como problema fundamental do teatro e como questão igualmente de base para o ator, propondo-se investigar a construção de um espaço-tempo singular, sua codependência com a arte do performer e suas implicações, tomando-as como o ponto de partida do acontecimento teatral. Corrobora as análises que compreendem o teatro como experiência, evento espacial e encarnado, e adota como base a ideia de instante poético de Octavio Paz e a aproximação corpo-espaço pela via da experiência, a partir dos pensadores Kitaro Nishida e Yasuo Yuasa. Também dá continuidade aos estudos realizados no mestrado da autora ao examinar as contribuições e as influências da prática e do pensamento do encenador Tadashi Suzuki e ao verificar o diálogo entre técnica e poética na escritura cênica sob o ponto de vista do ator local em âmbito de formação, podendo colaborar com o processo de formação deste artista e com pesquisas afins. Especula alguns dos planos que formam a base conceitual do Método Suzuki de Treinamento de Atores (SMAT) e alguns princípios de composição que lhe são intrínsecospt
dc.description.abstractAbstract: This research retrieves the place as a fundamental problem of theatre and also as a fundamental matter to the actor, looking into the construction of a singular time space, its co-dependency with the art of the performer and their implications, taking them as the starting point of the theatrical event. It endorses analyses that comprise theater as experience, spatial and embodied event and adopts Octavio Paz's idea of instant poetic and the approximation space body via experience, from thinkers as Kitaro Nishida and Yasuo Yuasa. Also gives continuity to the studies in master's degree of the author to examine the contributions and the influences of the practice and thought of the theatre director Tadashi Suzuki and the dialogue between the technical stuff and the poetic material on scenic Scriptures from the point of view of local actor training level, and can contribute to the process of formation of this artist and related researches. Speculates some of the plans that form the conceptual basis of Suzuki Method of Actor Training (SMAT) and some principles of composition that are intrinsic to iten
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Juliana Reis Monteiro dos. Sob a perspectiva do instante: o teatro como lugar de construção de espaço-tempo singular = Under the second: theatre as a place of singular space time construction. 2017. 1 recurso online (175 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/330440>. Acesso em: 2 set. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineTeatro, Dança e Performancept_BR
dc.description.degreenameDoutora em Artes da Cenapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameOkamoto, Eduardopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameLazzaratto, Marcelo Ramospt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameRomano, Lucia Regina Vieirapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGoldbaum, Miriam Rinaldipt_BR
dc.date.defense2017-06-23T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-09-02T16:38:49Z-
dc.date.accessioned2018-09-02T16:38:49Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-02T16:38:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Santos_JulianaReisMonteiroDos _D.pdf: 17959831 bytes, checksum: 517e9488e955bb12d8ae287a25a2b222 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/330440-
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Santos_JulianaReisMonteiroDos _D.pdf17.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.