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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Uma unidade de ensino sobre radiações e exames de diagnóstico médico por imagem na formação inicial de professores de Física
Title Alternative: A teaching unit about radiations and medical imaging exams in initial physics teacher training
Author: Silva, André Coelho da, 1989-
Advisor: Almeida, Maria Jose Pereira Monteiro de, 1944-
Abstract: Resumo: Embora objetos tecnológicos sejam cada vez mais utilizados em nossa sociedade, aspectos relacionados a seus funcionamentos raramente são abordados na física escolar e na formação de professores dessa disciplina. Objetivamos compreender como licenciandos em física produzem sentidos a partir de uma unidade de ensino que aborda aspectos do funcionamento dos aparelhos e exames de radiografia, tomografia computadorizada, tomografia por emissão de pósitrons e ressonância magnética, bem como de que maneira se situa em suas representações a possibilidade de trabalhar esse tema no ensino médio. Tomamos como referencial teórico-metodológico noções da Análise de Discurso iniciada por Michel Pêcheux. Consideramos também como aportes os chamados modelos críticos de formação docente e alguns estudos que pensaram questões associadas ao ensino das radiações pelo viés de suas relações com a medicina/saúde. Construímos uma unidade de ensino e a trabalhamos durante onze aulas de 150 minutos cada em uma disciplina obrigatória de um curso de Licenciatura em Física de uma instituição pública federal brasileira. A coleta de informações contou com a colaboração de sete licenciandos e se deu por meio de questionários escritos e da gravação das aulas em áudio. Para a primeira questão de pesquisa: como os licenciandos produziram sentidos relacionados ao trabalho pedagógico com a unidade de ensino?, a análise das informações coletadas forneceu indícios para afirmarmos que a unidade se constituiu como a principal condição de produção/mudança/reformulação de representações dos licenciandos no que se refere aos assuntos trabalhados, atuando em prol de que tais representações passassem a incorporar sentidos em concordância com os advindos de formações discursivas associadas ao conhecimento científico. Para a segunda questão de pesquisa: que indícios de relações entre as condições de produção do trabalho pedagógico com a unidade de ensino e as representações dos licenciandos sobre a possibilidade de abordarem o funcionamento dos aparelhos e exames de diagnóstico médico por imagem no ensino médio podem ser inferidos?, as análises forneceram indícios que nos permitiram concluir que, após o trabalho com a unidade, sentidos que apontam para a relevância em abordar aspectos associados aos aparelhos e exames de imagem na física do ensino médio foram incorporados às representações dos licenciandos. Já para a terceira questão: que indícios de relações entre as condições de produção do trabalho pedagógico com a unidade de ensino e as representações dos licenciandos sobre o papel do professor de física podem ser inferidos?, obtivemos indícios para concluir que devido às características inerentes aos exames de imagem e à forma/conteúdo da unidade de ensino posta a funcionar, as representações dos licenciandos incorporaram e/ou consolidaram sentidos que apontam para a relevância do papel social do professor enquanto fomentador da reflexão e do questionamento. Essas respostas fundamentam a tese de que o desenvolvimento na formação inicial de professores de física de um trabalho pedagógico sobre aspectos relacionados aos exames de diagnóstico médico por imagem, desde que problematize as questões sócio-históricas associadas, pode contribuir para que os licenciandos: interpretem as noções da física envolvidas de acordo com o conhecimento científico; problematizem sentidos socialmente naturalizados a respeito dos riscos envolvidos, do acesso aos exames, de seus custos e da necessidade em realizá-los; assumam a relevância em trabalhar o tema também no ensino médio; e desenvolvam/consolidem a imagem de que o professor de física possui um papel social

Abstract: Although technological objects are increasingly used in our society, aspects related to their operations are rarely addressed in school physics and in the physics teacher training. We aim to understand how future physics teacher produce meanings from a teaching unit that addresses aspects of radiography, computed tomography, positron emission tomography and magnetic resonance, as well as how it is situated in their representations the possibility of working this theme in high school. We take as theoretical and methodological support notions of Discourse Analysis initiated by Michel Pêcheux. We also consider as contributions the so-called critical teacher training models and some studies that have considered issues associated with the teaching of radiations from the perspective of their relations with medicine/health. We built a teaching unit and worked it during eleven 150-minute classes in a compulsory discipline of an undergraduate physics course from a Brazilian federal public institution. The information collection had the collaboration of seven future physics teachers and was done through written questionnaires and the audio recording of the classes. For the first research question: how did the future teachers produce meanings related to the pedagogical work with the teaching unit?, the analysis of the information collected produced indications that the unit was the main condition of production/change/reformulation of the future teachers¿ representations with regard to the subjects worked, acting in favor of that such representations started to incorporate meanings in agreement with those coming from discursive formations associated with the scientific knowledge. For the second research question: what indications of relations between the production conditions of pedagogical work with the teaching unit and the future teachers¿ representations on the possibility of approaching the operation of medical imaging exams in the high school can be inferred?, the analysis provided indications that allowed us to conclude that after the pedagogical work with the unity, meanings that point to the relevance of addressing aspects associated with the medical imaging exams in high school physics were incorporated into the future teachers¿ representations. As for the third question: what indications of relations between the production conditions of pedagogical work with the teaching unit and the future teachers¿ representations on the role of the physics teacher can be inferred?, we obtained indications to conclude that due to the inherent characteristics of the imaging exams and the form/content of the teaching unit that was applied, the future teachers¿ representations incorporated and/or consolidated meanings that point to the relevance of the social role of the teacher as a promoter of reflection and questioning. These answers support the thesis that the development of a pedagogical work on aspects related to medical diagnostic imaging exams in the initial physics teacher training, since it problematizes the socio-historical issues associated, can contribute to the future teachers: interpret the physics notions involved according to the scientific knowledge; problematize socially naturalized senses about the risks involved, the access to the exams, their costs and the need to carry them out; assume the relevance in working the subject also in high school; and develop/consolidate the image that the physics teacher has a social role
Subject: Física - Ensino
Diagnóstico por imagem
Radiação
Formação de professores
Editor: [s.n.]
Citation: SILVA, André Coelho da. Uma unidade de ensino sobre radiações e exames de diagnóstico médico por imagem na formação inicial de professores de Física. 2017. 1 recurso online (202 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/325609>. Acesso em: 10 jun. 2019.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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