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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.contributor.authorunicampSeligmann-Silva, Márciopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.titleAntimonumentos: trabalho de memória e de resistênciapt_BR
dc.title.alternativeCounter-monuments: resistance and recollection workpt_BR
dc.contributor.authorSeligmann-Silva, Márciopt_BR
dc.subjectSimonides, ca. 556-467 B.C - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectMnemônicapt_BR
dc.subjectMonumentospt_BR
dc.subjectViolência na artept_BR
dc.subjectMemória na artept_BR
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectNazismopt_BR
dc.subject.otherlanguageSimonides, ca. 556-467 B.C - Criticism and interpretationpt_BR
dc.subject.otherlanguageMnemonicspt_BR
dc.subject.otherlanguageMonumentspt_BR
dc.subject.otherlanguageViolence in artpt_BR
dc.subject.otherlanguageMemory in art; Dictatorshippt_BR
dc.subject.otherlanguageNazismpt_BR
dc.description.abstractEste ensaio apresenta uma reflexão sobre o fenômeno dos "antimonumentos" que surgiram no final do século XX como uma forma de lidar, pelo viés das artes, com a violência de Estado, como nos casos do nazismo e das ditaduras latino-americanas. Este texto faz inicialmente uma retomada da mnemotécnica, ou seja, da antiga "arte da memória", que tem como seu pai mítico Simônides de Ceos, para em seguida apresentar a cena moderna da "arte da memória" sob a rubrica dos antimonumentos. O trabalho apresenta e discute obras de, entre outros artistas, Jochen Gerz, Horst Hoheisel, Andreas Knitz, Marcelo Brodsky e Fulvia Molinapt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia USPpt_BR
dc.relation.ispartofabbreviationPsicol. USPpt_BR
dc.publisher.citySão Paulo, SPpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisherUSP/Instituto de Psicologiapt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.date.monthofcirculationJan./Abr.pt_BR
dc.identifier.citationPsicologia Usp. Instituto De Psicologia Da Universidade De São Paulo, v. 27, n. 1, p. 49 - 60pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.description.volume27pt_BR
dc.description.issuenumber1pt_BR
dc.description.firstpage49pt_BR
dc.description.lastpage60pt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.sourceSCIELOpt_BR
dc.identifier.issn0103-6564pt_BR
dc.identifier.eissn1678-5177pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/0103-6564D20150011pt_BR
dc.identifier.urlhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/114752pt_BR
dc.description.sponsorshipsem informaçãopt_BR
dc.date.available2017-08-30T17:36:38Z-
dc.date.accessioned2017-08-30T17:36:38Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-30T17:36:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 S0103-65642016000100049.pdf: 1930537 bytes, checksum: a83dd82dc45688f08d863d6dab0704b9 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324541-
dc.contributor.departmentDepartamento de Teoria Literáriapt_BR
dc.contributor.unidadeInstituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.description.abstractalternativeThe essay presents a reflection upon the "antimonuments" phenomena that emerged in the end of the 20th century as a way to deal with authority violence through art, as in the case of Nazism and the Latin American dictatorships. The text begins with an explanation of the mnemotechnic, which means the old "art of memory" that had Simonides of Ceos as its mythic father. Then, the text goes on presenting the contemporary "art of memory" under the sign of "antimonuments". The work also shows and discusses the works of Jochen Gerz, Horst Hoheisel, Andreas Knitz, Marcelo Brodsky and Fulvia Molina, among other artistspt_BR
dc.identifier.sourceS0103-65642016000100049pt_BR
dc.creator.orcid0000-0001-9832-8415pt_BR
dc.type.formDossiêpt_BR
dc.type.formDossiêpt_BR
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