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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: O trabalho do aviador agrícola : a atividade de pulverização aérea sob uma perspectiva ergonômica
Title Alternative: The work of the agricultural aviator : the aereal spraying activity from an ergonomic perspective
Author: Faria, Juliana Aparecida Alves de, 1975-
Advisor: Tereso, Mauro José Andrade, 1959-
Abstract: Resumo: A escassez de pesquisas de opinião, voltadas as atividades do piloto especializado em operações agrícolas e o volume de acidentes, a maioria atribuídos a 'falha humana', foram as razões que motivaram esta pesquisa. O objetivo foi qualificar a interferência dos aspectos ergonômicos, através da identificação das dificuldades enfrentadas na dinâmica de trabalho, segundo o ponto de vista dos pilotos. A pesquisa de campo, permitiu investigar e confrontar as posições dos envolvidos no setor de aviação agrícola, por meio de questionários e de entrevistas semiestruturadas. Os dados sofreram tratamento quantitativo, através do método comparativo-dedutivo. Constatou-se dificuldades dos pilotos, de ordem organizacional (suporte de equipes de solo nas fases de planejamento e execução das tarefas) e operacional (posicionamento desfavorável da alavanca do flap, do assento, do manche e dos pedais), além de calor e ruído constante, que também causam muito desconforto. O contato com partículas do material aplicado durante a pulverização também foi identificado como fator de incômodo e preocupação com possível fonte de contaminação pelos pilotos. Para os projetistas de aeronaves agrícolas consideram que seus produtos são dotados de recursos suficientes para as operações desta natureza. Esta também é a opinião do responsável pelas investigações de acidentes aéreos, que defende apenas pequenas melhorias nos projetos. Um maior envolvimento dos pilotos no processo de melhoria das aeronaves seria fundamental para se alcançar resultados mais efetivos. O estudo mostrou por fim, a existência de uma grande lacuna entre teoria e prática, fundamentada pelos anseios e dificuldades mencionados pelos pilotos para melhores condições de trabalho

Abstract: The scarcity of opinion polls, focusing on the activities of the pilot specialized in agricultural operations and the volume of accidents, most attributed to 'human error', were the reasons that motivated this research. The objective was to qualify the interference of the ergonomic aspects, through the identification of the difficulties faced in the dynamics of work, according to the point of view of the pilots. The field research allowed to investigate and confront the positions of those involved in the agricultural aviation sector, through questionnaires and semi-structured interviews. Data were quantitatively treated using the comparative-deductive method. Pilot difficulties, organizational (support of ground teams in the planning and execution phases of the tasks) and operational difficulties (unfavorable positioning of the flap lever, seat, joystick and pedals), as well as heat and noise Constant, which also causes a lot of discomfort. The contact with particles of the material applied during the spraying was also identified as a nuisance factor and concern with possible source of contamination by the pilots. For agricultural aircraft designers, they consider that their products are endowed with sufficient resources for operations of this nature. This is also the opinion of the person in charge of the investigations of aerial accidents, that defends only minor improvements in the projects. Greater involvement of pilots in the aircraft improvement process would be crucial if more effective results were to be achieved. The study showed, finally, the existence of a great gap between theory and practice, based on the anxieties and difficulties mentioned by pilots for better working conditions
Subject: Ergonomia
Pulverização
Aviadores
Aviação
Editor: [s.n.]
Citation: FARIA, Juliana Aparecida Alves de. O trabalho do aviador agrícola: a atividade de pulverização aérea sob uma perspectiva ergonômica. 2017. 1 recurso online (162 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agrícola, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/322790>. Acesso em: 1 set. 2018.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FEAGRI - Tese e Dissertação

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