Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322475
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Uma tarde na Holanda : a representação da paisagem na obra de Willem Roelofs
Title Alternative: An afternoon in Holland : representation of the landscape in the works of Willem Roelofs
Author: Corrêa, Felipe da Silva, 1990-
Advisor: Coli, Jorge, 1947-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa tem como ponto de partida a tela Après-midi en Hollande, do pintor holandês Willem Roelofs, que pertence ao acervo do Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora. Ela discute, além da história específica deste quadro, a fortuna crítica do pintor e as relações entre a pintura dos séculos XVII e XIX na sua obra. Apesar de sua especificade, o objeto escolhido para o estudo permite, pela observação do contexto específico em que surgiu, entrever de forma privilegiada a inserção de Roelofs nos cenários internacional e neerlandês, bem como seu modus operandi. Este contexto é o da Exposição Universal de Paris de 1889, para a qual o artista enviou três telas, intituladas Après-midi en Hollande, Bords du Rhin en Hollande e Polder à Noorden en Hollande. A primeira, objeto principal do estudo, feita em formato relativamente grande, representa uma planície holandesa na qual descansa um rebanho de nove vacas à beira de um canal e foi pintada com uma fatura espessa e repetição de tons por toda a parte. Para a criação desta obra, bem como das outras duas, Roelofs partiu de esboços feitos ao ar livre através de observação da natureza. Aos estudos iniciais seguiram sempre outros, através dos quais é possível observar as decisões do pintor e sua relação com o motivo. Roelofs também atuou como um dos organizadores da exposição holandesa no evento, que recebeu comentários positivos da crítica francesa e premiações. Ele próprio vendeu Après-midi en Hollande por três mil florins ao fundador do Museu Mariano Procópio e foi premiado com uma medalha de prata pelo júri internacional. A história do quadro estudado é reconstruída nesta dissertação através da consulta de fontes primárias, bem como da observação e leitura de esboços e escritos do artista que permitem traçar uma arqueologia de seu repertório visual e procedimentos de trabalho

Abstract: The starting point of this research is the painting Après-midi en Hollande, by Dutch painter Willem Roelofs, which belongs to Museu Mariano Procópio in Juiz de For a. Besides the particular story of this artwork, it research discusses the literature written about its author and the relationship between 17th and 19th century in his work. Despite the specificity of this subject, from the observation of the context in which this painting was presented to the public it is possible to catch a glimpse of Roelofs` insertion in the Dutch and international scenes, as well as his modus operandi. Such context is the World Fair of 1889 in Paris, to which the artist sent three paintings named Après-midi en Hollande, Bords du Rhin en Hollande and Polder à Noorden en Hollande. The first one, the main subject of our study, was painted in relatively big dimensions and represents a Dutch plain where a cattle herd of nine cows is resting alongside a canal. The whole picture is made of thick layers of paint, repeating tones everywhere in the scene. In order to create this artwork, as well as the other two, Roelofs started from outdoor sketches made through the observation of nature. The initial studies are always followed by others, that clearly show the painter`s decisions and his relationship with his motifs. At the fair, Roelofs acted as an organiser of the Dutch exhibition, which was praised by the French critics and won some medals. Roelofs himself sold Après-midi en Hollande for three thousand guilder to Mariano Procópio Museum`s founder and was awarded a silver medal by the international jury. In this dissertation, this painting`s history is reconstructed from consultation of primary fonts, as well as from observation and reading of the artist`s sketches and writings that allow for an archaeology of his visual repertoire and work procedures
Subject: Pintura - Holanda
Pintura - Europa - Séc XIX
Pintura - Países Baixos
Pintura - Séc. XIX
Editor: [s.n.]
Citation: CORRÊA, Felipe da Silva. Uma tarde na Holanda: a representação da paisagem na obra de Willem Roelofs. 2017. 1 recurso online ( 250 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/322475>. Acesso em: 1 set. 2018.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Correa_FelipeDaSilva_M.pdf8.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.