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Type: TESE DIGITAL
Title: Política pública de educação profissional no governo de Dilma Rousseff (2011-2016) : um estudo de caso Pronatec/BSM
Title Alternative: Public policy of professional education in the government of Dilma Rousseff (2011-2016) : Pronatec/BSM case study
Author: Alberti, Laura Oliveira, 1988-
Advisor: Gouvêa, Gilda Figueiredo Portugal, 1944-
Abstract: Resumo: A temática deste estudo refere-se à relação entre políticas públicas, educação e trabalho, especificamente, a produção atual das políticas públicas de qualificação profissional do país no governo de Dilma Rousseff (2011-2016). O objetivo proposto é investigar em que medida o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego modalidade Brasil Sem Miséria (PRONATEC/BSM) possibilita a "democratização" do saber e a inserção de seus beneficiários no mercado de trabalho, a partir da vivência dos egressos desta política. Busca-se entender a construção basilar da qualificação profissional nacional a partir de um compêndio histórico, com o objetivo de questionar a inserção de trabalhadores e trabalhadoras no mercado de trabalho no Brasil, de necessidade de adequação da qualificação profissional às necessidades dos trabalhadores usuários desta política pública e a forma como esta política interfere nas relações de trabalho em uma determinada localidade, além da percepção quanto ao formato da política pública focalizada versus uma política pública universalista. O estudo foi realizado baseado em uma bibliografia nacional crítica e marxista. O intuito geral é compreender transformações no âmbito do trabalho em intercâmbio à construção da política PRONATEC/BSM: de que maneira tal relação é estabelecida ao visar suprir o imperativo das empresas e do mercado? Para tanto, delimitou-se como estudo de campo através do guia específico PRONATEC/BSM a cidade de Santos Dumont, em Minas Gerais. Quanto à técnica de pesquisa propõe-se um estudo de caso do programa nesta cidade, realizada nos anos de 2014 e 2016 com alguns egressos da política supracitada. Buscarei desenvolver os limites que essa política coloca para o público atendido ¿ Brasil Sem Miséria, cadastrado no Cad Único. Para isso, é necessário uma breve explanação de como funciona a produção desta política pública de qualificação profissional, no governo do Partido dos Trabalhadores, quais as circunstância de produção desta política vinculada ao Programa Democrático Popular e de que maneira este programa se efetiva na realidade dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros(as) pesquisados

Abstract: The theme of this study refers to the relationship between public policies, education and work, specifically, the current production of public policies for professional qualification of the country under the government of Dilma Rousseff (2011-2016). The objective of this study is to investigate the extent to which the National Program of Access to Technical Education and Employment modality Brazil Without Misery (PRONATEC / BSM) makes possible the "democratization" of knowledge and the insertion of its beneficiaries in the work market, from those graduates of this policy. The aim is to understand the basic construction of the national professional qualification, based on a historical compendium, with the objective of questioning the insertion of workers in the work market in Brazil, the need to adapt the professional qualification to the needs of the workers in this policy and the way in which this policy interferes in the labor relations in a given region, beyond the perception of the format public policy versus a universalist public policy. The study was based on a critical and Marxist national bibliography. The general intention is to understand transformations in the scope of exchange work to the construction of the PRONATEC / BSM policy, in what way is such a relationship established in order to meet the business and market imperatives? For this purpose, the specific city of Santos Dumont, in Minas Gerais, was selected as a study field through the specific guide PRONATEC / BSM. As for the research technique, it is proposed a case study of the program in this city, carried out in the years 2014 to 2016 with some graduates of the aforementioned policy. I will try to develop the limitations that this policy places on the beneficiaries - Brasil Sem Miséria (Brazil Without Misery), registered in the Single Cad, for this, it is necessary a brief explanation of how the production of this public policy of professional qualification works, in the government of the Partido dos Trabalhadores (Workers¿ Party), in which this policy is linked to the Programa Democrático Popular (Popular Democratic Program), and in what way this program is applied to the reality of Brazilian workers
Subject: Educação profissional
Educação
Trabalho
Políticas públicas
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IFCH - Dissertação e Tese

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