Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322106
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Mediações do professor de apoio educacional especializado no cotidiano escolar de alunos com transtorno do espectro do autismo no processo de aprendizagem de temas geográficos
Title Alternative: Mediations of the specialized educational support teacher in the school routine of students with autism spectrum disorder in the process of learning geographic topics
Author: Ferreira, Sandra Mara Soares, 1969-
Advisor: Compiani, Mauricio, 1956-
Abstract: Resumo: Este estudo inter-relaciona o processo de inclusão de alunos com transtornos do espectro do autismo e suas especificidades que formam a díade: prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamentos e suas implicações no ambiente escolar. Parte do pressuposto de que as relações que se estabelecem por meio do alcance da mediação docente, podem intervir diretamente em três eixos: inteligibilidade da comunicação do educando por meio de relações dialógicas; abordagem metodológica adequada ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores; uso de recursos didático-pedagógicos, favorecendo os processos de abstração. Com o arcabouço teórico fundamentado na abordagem histórico-cultural, o objetivo central da tese é o (re) conhecimento das horizontalidades e verticalidades presentes no cotidiano escolar de alunos com transtorno do espectro do autismo no processo de apreensão de conteúdos de aprendizagem geográfica, por meio da reflexividade crítica gerada no processo de mediação docente

Abstract: This study correlates the process of inclusion of students with autism spectrum disorders and its specificities, which form the dyad: persistent impairment in reciprocal social communication and social interaction and restricted and repetitive patterns of behavior and its implications in the scholastic environment. The study assumes that the relations established through the teaching mediation, may directly intervene in three axes: educating communication intelligibility through dialogical relations; appropriated methodological approach to the development of higher psychological functions; use of didactic and pedagogical resources, favoring the abstraction processes. Considering the reasoned theoretical framework on cultural-historical approach, the main aim of the thesis is the (re) knowledge of horizontality and verticality present in school routine of students with autism spectrum disorder in the process of seizure of contents of geographic learning through the critical reflexivity generated during the teacher's mediation process
Subject: Transtorno do espectro autista
Geografia - Estudo e ensino
Mediação pedagógica
Reflexividade crítica
Editor: [s.n.]
Citation: FERREIRA, Sandra Mara Soares. Mediações do professor de apoio educacional especializado no cotidiano escolar de alunos com transtorno do espectro do autismo no processo de aprendizagem de temas geográficos. 2016. 1 recurso online (191 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/322106>. Acesso em: 1 set. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ferreira_SandraMaraSoares_D.pdf4.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.