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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Telma Pileggi Vinhapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent247 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleConflitos entre alunos de 13 e 14 anos : causas, estratégias e finalizaçõespt_BR
dc.title.alternativeConflicts among 13 and 14 years old students : causes, strategies and outcomespt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Mariana Tavares Almeida, 1985-pt_BR
dc.contributor.advisorVinha, Telma Pileggi, 1968-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectConflitos interpessoaispt_BR
dc.subjectConstrutivismo (Educação)pt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.subject.otherlanguageInterpersonal conflicten
dc.subject.otherlanguageConstructivism (Education)en
dc.subject.otherlanguageAdolescenceen
dc.subject.otherlanguagePedagogical strategiesen
dc.description.abstractResumo: Fundamentado na teoria piagetiana, este trabalho se constitui de um estudo qualitativo e quantitativo que tem como objetivos identificar as causas, as estratégias empregadas e as finalizações dos conflitos vividos entre alunos de 13 e 14 anos. A amostra foi constituída por 63 alunos do oitavo ano de duas escolas públicas estaduais do Ensino Fundamental II de uma cidade do interior paulista, escolhidas por conveniência. Os dados foram coletados por meio de 27 sessões de observação das interações sociais dos adolescentes, em diferentes momentos da rotina escolar, contabilizando um total de 108 horas, sendo encerradas por saturação. Os resultados das observações indicaram que as principais causas que geraram conflitos nos alunos de 13 e 14 anos foram a provocação e a reação ao comportamento perturbador. As estratégias de resolução mais frequentemente utilizadas foram as unilaterais e o abandono foi a finalização mais comum para as desavenças observadas. A contribuição do estudo foi, portanto, o detalhamento das evoluções da compreensão e da vivência dos conflitos interpessoais, oferecendo subsídios para o planejamento de intervenções mais afinadas com as necessidades próprias de cada faixa etária, favorecendo o desenvolvimento de estratégias de resolução de conflitos mais cooperativaspt
dc.description.abstractAbstract: Characterized as a qualitative and quantitative study and grounded in Piaget's theory, this study aimed to identify the causes, the strategies employed and the outcomes of conflicts experienced between 13 and 14 year old students. The set consisted of 63 eighth grade students from two elementary public schools in São Paulo State/Brazil, chosen at convenience. Data were collected through 27 sessions of observation of social interactions of adolescents, at various situations of school routine, accounting for a total of 108 hours, being closed by saturation. The results of observations indicated that the main causes that led to conflicts among 13 and 14 year old students were teasing and reaction to annoying behavior. Resolution strategies more frequently used were unilateral and abandonment was the most common outcome for the observed disagreements. The contribution of the study was, therefore, to detail the developments in the understanding and in the experience of interpersonal conflicts, providing support for the planning of interventions more in line with the needs of each age group, favoring the development of conflict resolution strategies more cooperativeen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mariana Tavares Almeida. Conflitos entre alunos de 13 e 14 anos: causas, estratégias e finalizações. 2015. 247 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/322081>. Acesso em: 27 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplinePsicologia Educacionalpt_BR
dc.description.degreenameMestra em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAssis, Orly Zucatto Mantovani dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameTognetta, Luciene Regina Paulinopt_BR
dc.date.available2018-08-28T02:39:42Z-
dc.date.accessioned2018-08-28T02:39:42Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-28T02:39:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Oliveira_MarianaTavaresAlmeida_M.pdf: 3188232 bytes, checksum: 62b64446609d90d4732d3e1509537252 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322081-
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