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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Feito na América Latina 1978 : teoria e imagem, um debate reflexivo sobre a fotografia da "Nossa América"
Title Alternative: Made in Latin America 1978 : theory and image a reflective debate on the photography of "Our America"
Author: Villares, Mónica Ferrer, 1982-
Advisor: Mattos, Claudia Valladão de, 1964-
Abstract: Resumo: Esta tese de doutorado apresenta uma visão histórico-crítica dos eventos celebrados no México em 1978, que consideramos terem dado lugar à invenção do conceito de 'Fotografia Latino-americana' e tiveram como centro a Primeira Mostra da Fotografia Latino-americana Contemporânea e o Primeiro Colóquio Latino-americano de Fotografia. É nessas reuniões teórico-expositivas onde localizaremos a intenção de impor um novo cânone de compreensão da produção fotográfica do subcontinente, através de um projeto que se apoiou substancialmente na conjuntura política específica da segunda metade do século XX. Nosso propósito estará em apontar as estratégias que fizeram possível a articulação desse novo conceito no universo específico da Arte. Para tal, proporemos a análise pormenorizada das memórias dos debates promovidos durante o Primeiro e Segundo Colóquio Latino-americano de Fotografia (1978-1981) que consideramos essenciais para a construção de um discurso teórico que pretendeu não apenas validar a fotografia como um objeto de estudo relevante e denso, mas também justificar a pertinência do novo conceito e respaldar por meio dele a entrada no contexto internacional de uma produção imagética até então desconhecida. Finalmente, analisaremos a Primeira Mostra da Fotografia Latino-americana Contemporânea (1978) e seu papel na projeção do cânone, a partir de obras escolhidas que consideramos ilustram as particularidades de seu resultado. Com isso almejamos contribuir à compreensão do modo como foi estruturado o projeto de imposição do cânone assim como das problemáticas e dos ganhos que se derivaram dessa iniciativa, que a nosso ver, foi fundamental não só para o desenvolvimento da fotografia no subcontinente, como também para o reconhecimento da fotografia como um complexo objeto de estudo desde o ponto de vista teórico no território, e para a entrada de uma porção relevante da produção fotográfica do subcontinente no sistema da Arte

Abstract: The purpose of this doctoral thesis is to present a historically-critical overview of the events held in Mexico in 1978, which we consider to have led to the invention of the concept of 'Latin American Photography' and which have had as their focus the First Exhibition of Contemporary Latin American Photography and the First Latin American Colloquium of Photography. It is at these theoretical-expository meetings where we shall pinpoint the intention to impose a new canon for the understanding of the photographic production of the subcontinent, by means of an effort which relied substantially upon the specific political conjuncture of the second half of the 20th century. We shall further indicate some of the strategies which made it possible to articulate this new concept within the specific universe of Art. For that purpose, we shall thoroughly analyse the records of the debates that took place throughout the First and the Second Colloquium of Latin American Photography (1978-1981), which we regard as essential for the conception of a theoretical discourse that sought not only to validate photography as a relevant and dense object of study, but also to justify this new concept¿s pertinence and, through it, support the entrance of a pictorial production hitherto unknown in the international context. Finally, we shall analyse the First Exhibition of Contemporary Latin American Photography (1978) and its role in promoting the canon, based on our selection of works which, in our view, better ilustrate the peculiarities of the result achieved by the exhibition. With that, we hope to contribute towards the comprehension both of how the design to imposing the canon was concieved, and of the issues and the gains derived from such initiative. That was, according to our understanding, of fundamental importance not only for the development of photography within the subcontinent, but also for the recognition, within the territory, of photography as a complex object of study from the theoretical standpoint, and for the entrance of a relevant part of the subcontinent¿s photografic production in the Art system
Subject: Arte - História
Fotografia
Arte latino-americana
Arte moderna - Séc. XX
Editor: [s.n.]
Citation: VILLARES, Mónica Ferrer,. Feito na América Latina 1978: teoria e imagem, um debate reflexivo sobre a fotografia da "Nossa América". 2016. 1 recurso online (488 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/320960>. Acesso em: 31 ago. 2018.
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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