Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/314743
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Desenvolvimento e avaliação de um metodo para ensino da glicose baseado na montagem da via metabolica assistida por computador
Title Alternative: Development and evaluation of a method for teaching of glycolysis based in assembling the metabolic pathway assisted by computer
Author: Sarraipa, Mario Ferreira
Advisor: Galembeck, Eduardo, 1968-
Abstract: Resumo: O estudo de vias metabólicas é fundamental em todos os cursos das áreas biológicas. O metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas é usado como modelo para estudo de vias metabólicas na maioria das disciplinas de Bioquímica básica e o seu conhecimento é importante para a compreensão dos processos de obtenção e utilização de energia pelos seres vivos. O presente trabalho utilizou-se de uma nova abordagem para o estudo de vias metabólicas baseado na montagem, passo a passo, de uma via metabólica, sendo escolhida a glicólise anaeróbica como modelo. Foi desenvolvido um programa de computador para montagem das reações da via metabólica de maneira que os estudantes manuseassem independentemente com orientações localizadas em um tutorial e com uma seqüência de instruções dos componentes de cada reação Essa metodologia foi aplicada nos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina e Biologia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e no curso de Educação Física do Instituto Adventista de São Paulo - IASP, nas disciplinas de bioquímica básica e fisiologia respectivamente. Como instrumento de coleta, foi estruturado e montado um banco de dados, de modo que, ao utilizar o programa, todas as informações de utilização do mesmo foram armazenadas. Analisando estatisticamente os dados, pudemos observar que durante a montagem da via metabólica os usuários apresentaram uma tendência à diminuição do número de tentativas ao longo das onze reações. Dentre as onze reações, os estudantes apresentaram maior dificuldade na primeira e na sexta, conforme demonstrado pelo percentual de usuários (21% para a 1ª reação e 14% para a 2ª reação) que não conseguiram concluir a reação até a vigésima tentativa. Ainda foi analisado o tipo de erro por reação, possibilitando a discussão individual de cada reação e dos possíveis motivos que ocasionaram este erro. Como instrumento didático, o programa foi muito bem aceito pelos estudantes, que tiveram uma alternativa em relação às "aulas tradicionais sobre glicólise anaeróbica", possibilitando uma abordagem diferenciada do conteúdo. Além disso, o programa permitiu aos estudantes construir as vias metabólicas prestando atenção em cada uma de suas reações e identificando pontos de maior dificuldade Para os professores, o programa serviu como uma ferramenta didática adicional, proporcionando uma apresentação diferenciada do assunto e o conhecimento das etapas de maior dificuldade para os estudantes, permitindo a retomada dos conceitos necessários para a montagem da via glicolítica.

Abstract: The study of metabolic pathways is fundamental for all Biology-related courses. Carbohydrates, lipids, and proteins metabolism is used as a model for the study of metabolic pathways in most Basic Biochemistry subjects, and having such knowledge is important for the understanding of processes such as energy attainment and use up by living beings. This project has used a new approach to study metabolic pathways based on their mounting step-by-step, choosing anaerobic glycolysis as a model. A computer program has been developed for mounting the metabolic pathways reactions so that students could handle it by themselves with support available at a tutorial, and also a sequence of instructions for each reaction components. This methodology was applied to the following courses: Physical Education, Nursing, Medicine, and Biology at Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, and Physical Education at Instituto Adventista de São Paulo - IASP, to the subjects of Basic Biochemistry and Physiology. To collect data, a database has been developed so that, whenever the software was used, every use information was stored. By analyzing data statistically, it was noted that, during metabolic pathways mounting, users were likely to decrease the number of attempts along the eleven reactions. Amongst them, students found it harder on first and sixth reactions, as shown by the percentage of users who were not able to complete the reaction by the twentieth attempt (21% on the first reaction, 14% on the second). Additionally, the type of mistake by reaction has also been analyzed, allowing discussion of each reaction individually, and of possible reasons for such mistakes. As a teaching tool, the program has been very well accepted by students, who had an alternative in relation to the "anaerobic glycolysis traditional classes", making it possible to have a different approach of contents. Furthermore, the program enabled students to build metabolic pathways paying attention to each one of their reactions, and also identifying the most difficult points. For teachers, the software was an additional tool, providing a different presentation of the topic, and also knowledge on the most difficult stages for students, allowing the resumption of the concepts necessary to assemble the glycolytic pathway.
Subject: Glicolise anaerobica
Ensino auxiliado por computador
Bioquímica
Metabolismo
Programas de computador
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SARRAIPA, Mario Ferreira. Desenvolvimento e avaliação de um metodo para ensino da glicose baseado na montagem da via metabolica assistida por computador. 2009. 96 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/314743>. Acesso em: 13 ago. 2018.
Date Issue: 2009
Appears in Collections:IB - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Sarraipa_MarioFerreira_M.pdf5.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.