Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/310781
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Influência dos comerciais de televisão na alimentação de adolescentes do município de Campinas, SP
Title Alternative: Influence of television advertisements on eating habits of adolescents from the city of Campinas, SP
Author: Carvalho, Érica Blascovi de, 1983-
Advisor: Moysés, Maria Aparecida Affonso, 1949-
Abstract: Resumo: Os comerciais de televisão têm sido apontados como fator de grande influência no desenvolvimento dos hábitos alimentares dos adolescentes. Os anúncios de alimentos geralmente veiculam produtos ricos em gorduras, sal e açúcar, altamente calóricos e de baixo valor nutricional, e são direcionados ao público jovem. Através de seu intenso marketing visando estabelecer crenças nutricionais, valores e padrões de consumo da juventude, podem acabar transmitindo uma ideia equivocada do que é um alimento saudável. Assim vão sendo formados hábitos alimentares inadequados, que, com o passar do tempo, podem resultar em diversos problemas de saúde, como obesidade, hipertensão arterial e diabetes mellitus tipo 2, entre outros. Com o objetivo de acessar concepções e crenças apreendidas através dos comerciais, o presente trabalho foi dividido em duas etapas, uma quantitativa e outra qualitativa, desenvolvidas com estudantes do 6o ao 9o ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. No primeiro momento, foi realizada a elaboração e validação de um questionário sobre alimentação, estilo de vida e uso da televisão. Após essa etapa, três escolas do município de Campinas, SP, foram selecionadas e seus alunos foram convidados a responder a versão já validada do questionário. Entre os participantes, 10 foram selecionados em cada escola para a realização do grupo focal, totalizando 3 grupos e 30 adolescentes na etapa qualitativa. Ao final do trabalho, ficou clara a suscetibilidade dos adolescentes diante das informações, muitas vezes distorcidas, passadas pelos comerciais. Os objetivos da pesquisa foram alcançados e os resultados tornam-se importantes guias para futuros estudos e intervenções que visem informar e proteger os jovens dos apelos excessivos da publicidade de alimentos voltada a eles

Abstract: Television commercials have been identified as a factor of great influence in the development of eating habits of adolescents. Food advertisements usually convey products rich in fats, salt and sugar, with high calorie and low nutritional value, and are targeted at a young audience. Through their intense marketing to establish nutritional beliefs, values and consumption patterns of youth, they may end up transmitting a wrong idea of what is a healthy food. So improper eating habits start being formed, which, over time, can result in many health problems such as obesity, hypertension and type 2 diabetes mellitus, among others. Aiming to access conceptions and beliefs learned through advertisements, this study was divided into two phases, one quantitative and other qualitative, developed with students from 6th to 9th grade of elementary education in public and private schools. At first, the development and validation of a questionnaire on diet, lifestyle and television use was held. After this step, three schools in Campinas, SP, were selected and their students were invited to respond to the validated questionnaire. Among the participants, 10 were selected from each school to the focal groups, totaling three groups and thirty adolescents in the qualitative phase. At the end of the research, the susceptibility of adolescents to the information - often distorted - transmitted through advertisements became clear. The research objectives were achieved and the results are important guides for future studies and interventions that aim to inform and protect young people from excessive appeals of food advertising targeted at them
Subject: Adolescentes
Anúncios em televisão
Hábitos alimentares
Editor: [s.n.]
Citation: CARVALHO, Érica Blascovi de. Influência dos comerciais de televisão na alimentação de adolescentes do município de Campinas, SP. 2014. 77 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/310781>. Acesso em: 26 ago. 2018.
Date Issue: 2014
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Carvalho_EricaBlascovide_M.pdf1.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.