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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Maria José de Mesquitapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghinpt_BR
dc.format.extent1 recurso online ( 88 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.titleAnálise da ação educativa o Grande Desafio do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp sob o olhar de alguns professores participantespt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of educational action the Grande Desafio of Museu Exploratório de Ciências of Unicamp under the gaze of some participating teacherspt_BR
dc.contributor.authorMariano, Maryelle Florêncio, 1986-pt_BR
dc.contributor.advisorMesquita, Maria José Maluf de, 1961-pt_BR
dc.contributor.advisorMesquita, Maria José dept_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghinpt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subjectAção educativapt_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.subjectMuseus de ciência - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherlanguageEducative actionen
dc.subject.otherlanguageNon-formal educationen
dc.subject.otherlanguageScience museum - Educational aspectsen
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa envolve um estudo qualitativo no âmbito da educação não formal em museu de ciências. Buscou-se analisar a ação educativa o Grande Desafio, desenvolvida pelo Museu Exploratório de Ciência da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre 2007 e 2012, a partir do olhar do professor orientador. Os dados foram coletados nos anos de 2013 e 2014, contemplando métodos da pesquisa qualitativa como observação participante, entrevista semiestruturada e análise documental da ação. Os resultados obtidos foram extraídos de entrevistas realizadas com professores orientadores de equipes participantes do Grande Desafio e o tratamento e discussão basearam-se na análise de conteúdo incluindo a inferência e a interpretação. Observou-se o potencial educativo do Grande Desafio no que tange aos professores, estudantes e mudanças dentro da instituição. A partir da interdisciplinaridade, o Grande Desafio proporcionou a oportunidade de os professores trocarem ideias e buscarem soluções em conjunto. Com mudança de postura e de prática pedagógica, os professores tiveram que buscar aprender mais sobre o assunto e disponibilizar tempo para os estudantes. Eles perceberam que mudou a forma de pensar do aluno, tornando-os mais críticos e desenvolvendo o trabalho em equipe, resultando positivamente em sala de aula. Os estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma ação que os aproximasse mais do fazer pesquisa com a montagem do diário de bordo e equipamento para a solução do desafio. As equipes puderam compartilhar e refutar ideias para chegar a solução final, tornando os estudantes mais autônomos e ativos dentro da ação educativa. Possibilitou desdobramentos dentro da instituição escolar, como adoção de projetos educativos e até mesmo a adoção do mesmo modelo para a grade curricular. Ações educativas como essa proporciona um espaço democrático, visando a participação de todo público escolar, seja escolas públicas ou particulares. Estudos qualitativos de ações educativas, como o Grande Desafio, permitem entender o seu público, bem como compreender as motivações e interesses do público alvo, sejam professores e alunos. Ações educativas desenvolvidas por museus, como "o Grande Desafio" contribuem sobremaneira para o fazer ciência e tecnologiapt
dc.description.abstractAbstract: This study involves a qualitative study in the context of non-formal education in science museum. It attempted to raise the potential of the educational action Grand Challenge, developed at the Exploratory Science Museum of the State University of Campinas (Unicamp), between 2007 and 2012, by the eye of the mentor teacher. The data was collected in the years of 2013 and 2014, covering methods of qualitative research as participant observation, semi-structured interviews and documentary analysis of the action. The results were drawn from interviews with teacher participants in the educational action "O Grande Desafio", and the treatment and discussion were based on the content analysis, including inference and interpretation. The "O Grande Desafio" educational potencial was observed relative to the teachers, students and changes inside the school. From the interdisciplinarity, "O Grande Desafio" action provided the opportunity for teachers to exchange ideas and to search for solutions as a team. With change in posture and pedagogical practice, the teachers had to learn more about the subject and make available time for the students. They realized that the way of students thinking changed, making them more critical and developing teamwork, resulting positively in the classroom. The students had the opportunity to participate in an educational action that made them leanr how to do science. by the assemblage of the log-book and the equipment for the challenge solution. The teams could, together, share and rebut ideas to get to the final solution, making the students more autonomous and active within the educational action. It made certain specific developments within the schools, such as educational projects adoption and even the adoption of the same "O Grande Desafio" model for the regular curriculum. Educational actions as that, provide a democratic space, aiming the participation of all students, from public and private schools. Finally, qualitative studies of educational actions, such as "O Grande Desafio", allow the understanding of its public, the type of learning, as well as to comprehend the motivations and interests of the participants. These educational actions promoted by museums tend to closer the scholar public to themes of science and technologyen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.citationMARIANO, Maryelle Florêncio. Análise da ação educativa o Grande Desafio do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp sob o olhar de alguns professores participantes. 2016. 1 recurso online ( 88 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/305742>. Acesso em: 30 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino de Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.degreenameMestra em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameOliveira, Bernardo Jefferson dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameRossi, Adriana Vitorinopt_BR
dc.date.defense2016-10-05T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-30T20:10:15Z-
dc.date.accessioned2018-08-30T20:10:15Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-30T20:10:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mariano_MaryelleFlorencio_M.pdf: 2516814 bytes, checksum: 23010020ee42fd4206924edf4ef58501 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/305742-
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