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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Porosidade e permeabilidade em amostras de rochas : estudo com alunos do ensino fundamental sobre reservatorio subterraneo
Title Alternative: Porosity and permeability in rocks samples : a study with elementary school students about underground water reservoir
Author: Hagy, Renato Donato
Advisor: Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
Abstract: Resumo: O ciclo da água é de fundamental importância. Apesar disso, o tratamento desse tema em livros didáticos de ensino básico pouco contribui para a formação de uma idéia científica. Para enfrentar o tratamento fragmentado presente em livros didáticos de Geografia e Ciências, planejamos atividades diferenciadas para investigar como alunos de 11-12 anos de idade interpretam fenômenos relacionados à água subterrânea. Isso conduziu ao exame de uma aula realizada em escola pública do município de Ribeirão Preto-SP, cidade que depende da água subterrânea para o abastecimento público. A aula apoiou-se em manipulação de amostras de rochas e buscou-se identificar as idéias prévias e discutir as dificuldades cognitivas no processo de aprendizagem das noções de porosidade e a permeabilidade. Percebeu-se que a natureza oculta do reservatório subterrâneo do ciclo da água favorece a manifestação de idéias não científicas para explicar os intercâmbios da água desse reservatório em relação aos demais. Apesar de perceberem a infiltração em rochas porosas, os alunos criam interpretações próprias ao relatarem como a água fica armazenada no interior da rocha. A noção mais comum apresentada pelos alunos corresponde em relacionar a rocha a uma esponja. Esse modo de pensar mostrou correlação com pesquisas que serviram de base para este estudo, e mostram a necessidade de uma melhor formação (tanto inicial quanto continuada) de professores. Embora entender o ciclo da água e o comportamento da água subterrânea tenha importância social, econômica e cultural para nossa sociedade, pouca atenção é dada ao assunto no Ensino Básico.

Abstract: The water cycle is very important. However, the way textbooks for primary and secondary school have been presenting this theme, doesn't contribute to make rise a scientific idea. To face that problem, in order to work the fragmented vision exposed in Geography and Science textbooks, we developed differentiated scholar activities that helped us investigate how 11-12 years old students interpretate phenomena related to underground water. We analyze one class realized in a public school at the city of Ribeirão Preto-SP (this town depends on underground water for public water supply). This class was based on the student's manipulation of rock samples, through wich we tried to map their previous ideas and discuss their cognitive difficulties at learning the concepts of porosity and permeability. We found that the "hidden" property of the underground water benefits the appearance of non-scientific ideas to explain the water trades in this kind of reservoir. Despite the fact that they realize infiltration in porous rocks, the students create their own interpretation when reporting how water gets stored within the rock. Student's most common explanation for that is to relate the rock to a sponge. This way of thinking is related to other researches about the theme and points to the necessity of a better qualification (initial or late education) of teachers. Although the comprehension of water cycle and the paths of underground water is considered important socially, economically and culturally in our society, in primary and secondary schools, short attention have been dismissed to this subject.
Subject: Geociências - Estudo e ensino
Ciclo hidrológico
Água subterrânea
Rochas - Análise
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: HAGY, Renato Donato. Porosidade e permeabilidade em amostras de rochas: estudo com alunos do ensino fundamental sobre reservatorio subterraneo. 2009. 152 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/287136>. Acesso em: 14 ago. 2018.
Date Issue: 2009
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

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