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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientadores: Edmundo Roberto Mauro Madeira, Leandro Aparecido Villaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computaçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online ( 78 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/octet-streampt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.titleDisseminação de dados em redes veiculares com diversas condições de tráfego de veículospt_BR
dc.title.alternativeData dissemination in vehicular networks with multiple traffic conditionspt_BR
dc.contributor.authorAkabane, Ademar Takeo, 1976-pt_BR
dc.contributor.advisorMadeira, Edmundo Roberto Mauro, 1958-pt_BR
dc.contributor.coadvisorVillas, Leandro Aparecido, 1983-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Computaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.subjectDisseminação de dadospt_BR
dc.subjectRedes de sensores sem fiopt_BR
dc.subjectRedes de computadorespt_BR
dc.subjectRedes ad hoc veiculares (Redes de computadores)pt_BR
dc.subject.otherlanguageData disseminationen
dc.subject.otherlanguageWireless sensor networksen
dc.subject.otherlanguageComputer networksen
dc.subject.otherlanguageVehicular networksen
dc.description.abstractResumo: Protocolos de disseminação de dados para redes veiculares dependem diretamente da topologia da rede para realizar a disseminação de forma eficiente. No entanto, a topologia desse tipo de rede varia constantemente devido ao comportamento dinâmico dos seus nós. Este fato contribui para o aumento na taxa de overhead e atraso de entrega dos dados. Logo, o maior desafio para protocolos de disseminação de dados é a sua adaptabilidade em diferentes tipos de topologia de rede. Outro desafio é tratar os problemas típicos em redes veiculares: tempestade de broadcast, particação da rede e fragmentação temporal da rede. Considerando os desafios apresentados, essa dissertação propõe quatro protocolos: ATENA, GTO, TURBO e CARRO. Os dois primeiros foram desenvolvidos para cenário rodoviário, o terceiro para operar em cenário urbano e o último para ambos cenários. Os protocolos propostos foram extensivamente comparados com outras soluções da literatura e os resultados mostraram que os protocolos propostos podem ser alternativas viáveis para realizar a disseminação de dados em ambos cenários e em diversas condições de tráfego. Os resultados das simulações dos protocolos propostos apresentaram um baixo overhead e garantia de entrega de messagem para a maioria dos veículos dentro da região de interessept
dc.description.abstractAbstract: Data dissemination protocols for vehicular networks are directly dependent on the network topology to perform the dissemination in an efficient way. However, the topology of vehicular networks is constantly changing due to the dynamic behavior of their nodes. This fact contributes to increase the overhead and the data delivery delay. Therefore, the main challenge for data dissemination protocols is their adaptability to different types of network topology. Besides, there are typical problems in vehicular networks that need to be addressed: broadcast storm, partition networks, and temporal network fragmentation. Considering the challenges presented, this work proposes four protocols: ATENA, GTO, TURBO, and CARRO. The first two were developed for highway environments, the third to operate in urban environments, and the last for both environments. The proposed protocols have been extensively compared with other solutions from literature and the results showed that proposed solutions may be potencial alternatives to perform data dissemination in urban and highway environments with multiple traffic conditions. Simulation results showed that proposed protocols decrease the network overhead and guarantee message delivery to most vehicles in the region of interesten
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.citationAKABANE, Ademar Takeo. Disseminação de dados em redes veiculares com diversas condições de tráfego de veículos. 2015. 1 recurso online ( 78 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/275571>. Acesso em: 28 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineCiência da Computaçãopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameLoureiro, Antonio Alfredo Ferreirapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBorin, Juliana Freitagpt_BR
dc.date.defense2015-09-09T00:00:00Zpt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber2013/19371-9pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber147356/2013-0pt_BR
dc.date.available2018-08-28T20:51:52Z-
dc.date.accessioned2018-08-28T20:51:52Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-28T20:51:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Akabane_AdemarTakeo_M.pdf: 3491919 bytes, checksum: a20febba9046aad73d3cd775fc2f733b (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275571-
dc.description.sponsorFAPESPpt_BR
dc.description.sponsorCNPQpt_BR
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