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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Atividade motora adaptada : o conhecimento produzido nos programas Stricto Sensu em Educação Física no Brasil
Title Alternative: Adapted motor activity : knowledge produced in Physical Education post-graduation programs in Brazil
Author: Silva, Rita de Fatima da
Advisor: Araujo, Paulo Ferreira de, 1957-
Abstract: Resumo: As Universidades brasileiras, em seus estatutos estabelecem três funções específicas: o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Estas Universidades necessitam criar, desenvolver, organizar, preservar, transmitir o saber acadêmico-científico e a cultura por meio do ensino e da pesquisa, para formar profissionais aptos ao exercício da investigação científica, para o desempenho do magistério e das demais profissões, articulando-se ainda, com a comunidade, na busca do desenvolvimento de suas atividades acadêmicas. Nos últimos anos, tem havido um interesse crescente em relação à pesquisa em Atividade Motora Adaptada. Outro fato também observável é que as pesquisas que discutem a produção do conhecimento científico nos programas estrito senso em Educação Física no Brasil têm enfocado áreas de concentração e linhas de pesquisa diversas, mas não privilegiam a Atividade Motora Adaptada. Um ponto relevante de investigação, então, é verificar o conhecimento produzido em Educação Física envolvendo a Atividade Motora Adaptada, nos programas de mestrado e doutorado, reconhecidos e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Para tal investigação utilizou-se Levantamento bibliográfico com análise de conteúdo, onde foram analisados um grande número de estudos e reduzidos a princípios básicos. Os dados coletados foram organizados em categorias: Categorias Teórica, divida em subcategoria - Tematização; subcategoria - área de Concentração, Linha de Pesquisa; subcategoria - Autores, Orientadores e Data de Defesa; Categoria Metodológica: subcategoria - Coleta de Dados: Técnicas de pesquisa, Instrumentos Utilizados e Procedimento Metodológico; subcategoria - Grupo de Foco, sendo posteriormente tratados a partir de grelhas de análise. Nessa pesquisa o termo Atividade Motora Adaptada foi compreendido como a busca de adequação de meios para se executar uma tarefa diante da ausência ou da impossibilidade de se usarem os meios convencionais1. E dessa forma ligado a grupos especiais, como: em condição de deficiência (física, motora, física sensorial e mental). Num primeiro momento, portanto, foi realizada a análise das dissertações e teses a partir dessas categorias e num segundo momento a análise de elementos oriundos das mesmas, estabelecendo, por sua vez, generalizações a partir de condicionantes históricos, políticos e sociais, compreendendo o período de 1986 até o ano de 2008, nos cursos de Educação Física, no Brasil. No caso específico da Educação Física e Atividade Motora Adaptada, não se pode ignorar que mudanças significativas vêm ocorrendo, principalmente após a Organização das Nações Unidas ter instituído o ano de 1981 como o Ano Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência, o que contribuiu para a estruturação de um perfil para esse campo de conhecimento: Acontece predominantemente em áreas de concentração biológicas; Compõem o quadro de pesquisadores cento e vinte e três pessoas com produção na área estudada- 35 professores orientadores que possibilitaram a titulação de sessenta e oito mestres e vinte doutores; As temáticas envolvem como grupos de foco, preferencialmente adultos, seguidos pelo de crianças e posteriormente adolescentes; A pesquisa stricto sensu em Educação Física envolvendo AMA representa um espaço ainda novo, uma vez que a primeira dissertação data de 1986 (USP); A UNICAMP aponta como a IES com maior produção na área (53 pesquisas), seguida pela UFRGS (11 pesquisas), pela USP (6 pesquisas), pela UCB e UGF (4 pesquisas cada uma), pela UNESP e UFSC (3 pesquisas cada uma), pela UDESC e UFPR (com 2 pesquisas cada uma); Apenas duas IES possuem uma linha de pesquisa específica para tratar das questões inerentes à pesquisa em Educação Física envolvendo a AMA- UNICAMP e UFRGS. O que se somando ao tempo que já desenvolvem pesquisa na área, favorece uma maior produção; Somam-se aos pontos anteriormente citados como determinantes para que a pesquisa stricto sensu em Educação Física assim se estruture os seguintes: sua alocação na área 21, área da saúde; os critérios de avaliação das produções estabelecidos pela CAPES; a recente chegada da população em condição de deficiência como sujeito da pesquisa stricto senso, em EducaçãoFísica; nas bibliografias indicadas (o que pode-se perceber por meio dos testes padronizados), notoriamente influenciadas pela visão norte-americana de deficiência; A pesquisa stricto sensu em Educação Física envolvendo AMA, mostra-se corajosa uma vez que aborda justamente aquele em condição de desvantagem em relação aos movimentos padrões, estabelecidos ao longo da construção da Educação Física. Contudo, é importante salientar que esse perfil tem se construído como produto e processo de um grande complexo contextual amplo e dinâmico, com diversos fatores contribuintes, o que esse estudo levou em conta.

Abstract: In Brazil, the bylaws of Universities set forth three specific purposes: Education, Research and Extension Courses. Such universities must create, develop, organize, preserve and foster academic and scientific knowledge and culture, through education and research, in order to train professionals who are able to conduct scientific research, teach, and practice other professions, as well as work with the community, in order to develop academic activities. In recent years, there has been growing interest in the research of Adapted Motor Activity. Another observable fact is that the studies, which discuss the production of scientific knowledge in post graduation and doctorate programs in Physical Education in Brazil focus on several fields and lines of research, but have not prioritized Adapted Motor Activity. Therefore, a relevant research theme would be to survey the knowledge produced in relation to Adapted Motor Activity, within the masters and doctorate programs, in Physical Education, recognized and recommended by Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Coordination of Improvement of Higher Education Personnel). In order to conduct such a survey, a review of the literature in the field, as well as an analysis of the content, was conducted, whose aim was to analyze a large number of studies and list their basic principles. The data collected were organized into categories: Theory, divided into subcategories - Theme; Area of Concentration, Line of Research; Authors, Advisors and Date of Presentation; Methodological: Data Collection: research techniques, Methodological tools and procedures used; Focus Group. These were further processed by analysis grids. For the purpose of the present work Adapted Motor Activity is defined as the effort to adapt the means to execute a task in the absence of conventional means or inability to use them. 2 In this manner it is related to special groups, as those people with disabilities (physical, motor, physical sensorial and mental). At first, the analysis of dissertations and theses, between 1986 and 2008, of the Courses in Physical Education in Brazil, was conducted based on the abovementioned categories, and later the focus was on the analysis of elements obtained, and the establishment of generalizations based on historical, political and social determinants. The significant changes that have taken place, particularly in the field of Physical Education and Adapted Motor Activities, cannot be ignored, especially since the UN instituted 1981 as the International Year for Disabled Persons, which contributed for the establishment of a profile in this field of study. Studies have been produced mainly in the area of Biological Sciences; there are 123 researchers, who produce work in this area, 35 are professors/thesis advisors, who in turn give orientation to 68 graduate and 20 doctorate students; the themes are focused on groups which mainly involve, in that order, adults, then children, and adolescents. Research in Physical Education in relation to AMA represents a fairly new field, as the first dissertation was presented in 1986 (USP). UNICAMP is the Higher Education Institution with the most prolific production in the area (53 studies), followed by UFRGS (11 studies), USP (6 studies), UCB and UGF (4 studies each), UNESP and UFSC (3 studies each), UDESC and UFPR (with 2 studies each); only two Higher Education Institutions have a specific line of research to deal with issues related to AMA in the field of Physical Education - UNICAMP and UFRGS. This fact and the amount of time dedicated to research in the area, has fostered a greater production in those institutions. Besides the previously mentioned determinants of the manner through which research in Physical Education is structured, are also the following points: the allocation of the field in area number 21, Health; the evaluation criteria for production established by CAPES (Coordination of Improvement of Higher Education Personnel); and the recent discovery of the disabled population as research subjects, in Physical Education; in the listed Bibliography (as can be verified with standardized tests), notably influenced by the North American notion of disability. The research about AMA in Physical Education has been bold as it focuses on individuals who are in disadvantage in relation to standard movements, established during the evolution of Physical Education. However, it is important to emphasize that this profile has been constructed as both a product and a process in a contextual complex that is much more comprehensive and dynamic, with many contributive factors, which have been taken into account in the present study.
Subject: Pós-graduação
Pesquisa
Conhecimento cientifico
Educação física
Atividade motora adaptada
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SILVA, Rita de Fatima da. Atividade motora adaptada: o conhecimento produzido nos programas Stricto Sensu em Educação Física no Brasil. 2009. 280 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/274781>. Acesso em: 13 ago. 2018.
Date Issue: 2009
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

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