Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269802
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientadores: Matilde Virgínia Ricardi Scaramucci, Claudia Hilsdorf Rochapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.format.extent135 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleAnálise de propostas de avaliação de rendimento em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental Ipt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of achievement tests proposed by some English textbooks for elementary schoolpt_BR
dc.contributor.authorLima, Ana Paula dept_BR
dc.contributor.advisorScaramucci, Matilde V. R., 1951-pt_BR
dc.contributor.coadvisorRocha, Claudia Hilsdorf, 1965-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.subjectLingua inglesa - Estudo e ensino - Criançaspt_BR
dc.subjectRendimento escolar - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subject.otherlanguageEnglish language - Study and teaching - Childrenen
dc.subject.otherlanguageAcademic achievement - Evaluationen
dc.subject.otherlanguageTextbooksen
dc.description.abstractResumo: O ensino de língua inglesa tem se iniciado cada vez mais cedo nas escolas regulares brasileiras (SCHEIFER, 2008; COSTA, 2008). A expansão desse ensino incentiva as pesquisas na área, que revelam, dentre outras coisas, a escassez de estudos sobre o livro didático de língua inglesa (RAMOS; ROSELLI, 2008) e sobre avaliação em língua estrangeira para crianças (REA-DICKINS; RIXON, 1997; SCARAMUCCI et al., 2008; COSTA, 2008). Esses dados nos chamaram a atenção, tendo em vista a forte influência dos livros didáticos no processo de ensino-aprendizagem de línguas (RICHARDS, 2002; PINTO; PESSOA, 2009; DIAS, 2009, dentre outros), bem como das avaliações na vida dos alunos, no ambiente escolar e na sociedade como um todo (SCARAMUCCI, 1998/1999; 2000/2001; 2004; 2006; HUGHES, 2003; SHOHAMY, 2004; MCNAMARA, 2000), podendo causar tanto impactos positivos quanto negativos. Propomo-nos, então, neste trabalho qualitativo e de cunho interpretativista, a analisar as avaliações de rendimento sugeridas por alguns livros didáticos de inglês voltados para alunos do Ensino Fundamental I. Como as avaliações de rendimento visam a observar se os objetivos de ensino foram alcançados, nosso objetivo é analisar se as concepções de linguagem, ensino e aprendizagem que as fundamentam são as mesmas que embasam o ensino, bem como se os objetivos de ensino são contemplados na avaliação. Analisamos, ainda, se as avaliações propostas por esses materiais estão em consonância com o que as pesquisas na área de avaliação consideram adequadas para a condução do processo de ensino-aprendizagem-avaliação nesse segmento. A análise revelou desencontros entre o que se ensina e o que se avalia, tendo em vista que nem todos os conteúdos ensinados são avaliados e que as habilidades orais, apesar de enfatizadas pelos materiais, são pouco recorrentes nas avaliações. Observamos também que, apesar da maioria das avaliações refletir as visões de linguagem, ensino e aprendizagem que embasam o ensino, essas concepções estão muito distantes das visões mais contemporâneas, segundo as quais a aprendizagem ocorre por meio da interação significativa e a língua é entendida como um sistema holístico de comunicação e de reflexão que permite ao indivíduo "agir no mundo" (SCARAMUCCI, 2006, p. 59)pt
dc.description.abstractAbstract: Even though the teaching of foreign languages is not mandatory in Elementary School in Brazil, English has been taught since early schooling (ROCHA, 2006; SCHEIFER, 2008; COSTA, 2008). The interest in this area has increased and research has shown the scarcity of studies about English textbooks (RAMOS; ROSELLI, 2008) and assessment (REA-DICKINS; RIXON, 1997; SCARAMUCCI et al. 2008; COSTA, 2008) for children. Considering the influence of textbooks (RICHARDS, 2002; PINTO; PESSOA, 2009; DIAS, 2009) and assessments (SCARAMUCCI, 1998/1999; 2000/2001; 2004; 2006; HUGHES, 2003; SHOHAMY, 2004; MCNAMARA, 2000) in the teaching-learning process, we conducted this qualitative and interpretive study to analyze the tests proposed by some English textbooks for elementary level students in order to observe the concepts of language teaching and learning that underlie them; in addition, we investigated whether the learning objectives are included in the assessment. We also analyzed whether the tests proposed by these materials are in line with what the research in the language assessment area consider appropriate to conduct the teaching-learning-assessment process in this segment. This study shows that there is a mismatch between teaching and assessment: the content taught is not totally assessed and the oral skills, although emphasized in the material, are not usually evaluated in the tests. Most of the tests reflect the views of language, teaching and learning that underlie the teaching process. However these concepts are not on a par with contemporary views, in which learning occurs through interaction and meaningful language is understood as a holistic system of communication and reflection that allows the individual to "act in the world" (SCARAMUCCI, 2006, p. 59)en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Ana Paula de. Análise de propostas de avaliação de rendimento em livros didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I. 2011. 135 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269802>. Acesso em: 17 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineLingua Estrangeirapt_BR
dc.description.degreenameMestre em Linguística Aplicadapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameScaramucci, Matilde Virginia Ricardipt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePaula, Sandra Regina Buttros Gattolin dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMaher, Terezinha de Jesus Machadopt_BR
dc.date.available2018-08-17T19:05:52Z-
dc.date.accessioned2018-08-17T19:05:52Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-17T19:05:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lima_AnaPaulade_M.pdf: 2460778 bytes, checksum: 878af9143fa3f9ea8daa71e39f428a65 (MD5) Previous issue date: 2011en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269802-
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Lima_AnaPaulade_M.pdf2.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.