Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269634
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: A tradução como diferenca : um estudo sobre The catcher in the rye, O apanhador no campo de centeio e Uma agulha no palheiro
Author: Giani, Giana Maria Gandini
Advisor: Arrojo, Rosemary, 1950-
Abstract: Resumo: Este trabalho, apoiado em teorias pós-estruturalistas de linguagem, comparará o romance norte-americano The Catcher in the Rye com suas traduções - O Apanhador no Campo de Centeio (tradução brasileira) e Uma Agulha no Palheiro (tradução portuguesa) --, a fim de mostrar que as três obras apresentam enredo e personagens distintos. Partindo de um contraste entre duas correntes teóricas apresentadas no capítulo I -- a "logocêntrica" e a pós-estruturalista --, este trabalho propõe análises de trechos dos três romances com o objetivo de estudar o efeito da linguagem usada pelo personagem Holden Caufield. Utilizando teorias de leitura que corroboram as de tradução, este estudo pretende mostrar que as traduções revelam a perspectiva. a época e o contexto de quem as faz. Para apresentar as diferenças de leitura dos três romances, serão estudados também os contextos onde essas obras estavam inseridas no momento de sua publicação, bem como as resenhas críticas que as sucederam

Abstract: Not informed.
Subject: Literatura americana - Traduções
Tradução e interpretação
Linguística aplicada
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: GIANI, Giana Maria Gandini. A tradução como diferenca: um estudo sobre The catcher in the rye, O apanhador no campo de centeio e Uma agulha no palheiro. 1992. 155f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269634>. Acesso em: 17 jul. 2018.
Date Issue: 1992
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Giani, Giana Maria Gandini.pdf5.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.