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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Cecília Amélia de Carvalho Zavagliapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.format.extent62 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleAvaliação comparativa de recobrimentos superficiais para tuchos de válvula através de ensaios de desgastept_BR
dc.title.alternativeComparative evaluation of surface coating for valve lifters through wear testspt_BR
dc.contributor.authorRodrigues Junior, Robériopt_BR
dc.contributor.advisorZavaglia, Cecília Amélia de Carvalho, 1954-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectNitruraçãopt_BR
dc.subjectImplantação iônicapt_BR
dc.subjectDesgaste mecânicopt_BR
dc.subjectMotorespt_BR
dc.subject.otherlanguageNitridingen
dc.subject.otherlanguageIon implantationen
dc.subject.otherlanguageMechanical wearen
dc.subject.otherlanguageEnginesen
dc.description.abstractResumo: Com o intuito de avaliar a eficiência de diferentes recobrimentos superficiais aplicados a tuchos de válvulas - um componente utilizado em motores à combustão - foram propostos alguns recobrimentos que foram comparados a um recobrimento já utilizado pela indústria. Para as avaliações foram realizados ensaios de microdureza, ensaios de desgaste micro-abrasivo e avaliações da microestrutura dos recobrimentos. Os recobrimentos estudados foram: nitretação a gás convencional, esta já utilizada pela indústria; implantação iônica por imersão em plasma (IIIP) de nitrogênio; IIIP de nitrogênio sobre a camada já existente de nitretação a gás convencional; e confrontada com uma amostra sem nenhuma camada de recobrimento superficial aplicada. Os ensaios de desgaste micro-abrasivo foram realizados em um equipamento do tipo esfera contra bloco, utilizando solução abrasiva de carboneto de silício (SiC), e variando a carga normal aplicada, sendo elas de 1, 2 e 3N. Os resultados mostram que a nitretação a gás convencional obteve o mais elevado nível de microdureza na superfície e também o mais elevado nível de desgaste por micro-abrasão; este resultado prevaleceu nesta amostra para todas as cargas normais aplicadas. Em geral, a amostra que obteve o melhor nível de desgaste, ou seja, o menor volume desgastado foi a amostra que não tinha nenhum tipo de recobrimentopt
dc.description.abstractAbstract: With the intention to evaluate the efficiency of different coatings applied to valve tappets - a component used in combustion engines - was proposed some coatings that was compared to an coating already known by the industry. For the evaluations were performed micro hardness tests, micro abrasive wear tests and studies of the microstructure of the coatings. The coatings studied were: conventional gas nitriding, this one already used by the industry; ionic implantation by plasma immersion (IIPI) of nitrogen; IIPI of nitrogen over the layer already existing of conventional gas nitriding; against a sample that was tested without any layer of coating. The micro abrasive tests were performed in an equipment named ball-on-block, using abrasive solution of silicon carbide (SiC), and varying the normal load from 1, 2 and 3N. The results showed that the conventional gas nitriding performed the highest level of micro hardness on the surface, and also the highest level of micro abrasion wear; this result prevailed in this sample in all the normal load applied. Generally, the sample that obtained the best level of wear, in other words, the lowest worn volume was the sample whithout any coatingen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES JUNIOR, Robério. Avaliação comparativa de recobrimentos superficiais para tuchos de válvula através de ensaios de desgaste. 2010. 62 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/263572>. Acesso em: 16 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineMateriaispt_BR
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Automobilisticapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameIerardi, Maria Clara Filippinipt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFortulan, Carlos Albertopt_BR
dc.date.available2018-08-16T19:02:52Z-
dc.date.accessioned2018-08-16T19:02:52Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-16T19:02:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RodriguesJunior_Roberio_M.pdf: 3328140 bytes, checksum: d0f2014c71eeb448ae530ee5df6b8479 (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/263572-
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