Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/258298
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: O balanced Scorecard como ferramenta de gestão do capital intelectual para o comite de Bacia Hidrografica do Rio Itapecuru
Title Alternative: Balanced scorecard as management tool of intelectual capital to Itapecuru River Watershed committee
Author: Oran, Luiz Gustavo Paulo Barros
Advisor: Hernandez, Valter, 1940-
Abstract: Resumo: Com objetivo de apresentar um instrumento de gestão estratégica do Capital Intelectual para o Comitê de Bacia Hidrográfica do rio Itapecuru (MA), partindo da lei 9.433/97, gerou-se um mapa estratégico para a gestão de comitês de bacia Hidrográfica. O modelo tradicional do Balanced ScoreCard a partir dos conceitos das perspectivas financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento foi modificado para adequar-se ao contexto de Gestão de Bacia Hidrográfica. O mapa estratégico precede o BALANCED SCORECARD (BSC) e este, ao ser adaptado à Gestão de Comitês de Bacias Hidrográficas, exerce o papel de um painel estratégico na gestão para os trabalhos dos tomadores de decisão do comitê da bacia no processo de interação com o planejamento. Aspectos de alinhamento e a prontidão do Capital Intelectual dos membros com os objetivos propostos na Lei são assinalados como fatores críticos para o adequado desenvolvimento dos trabalhos. Na etapa inicial discutiu-se o conceito de gestão de bacias, segundo diferentes pontos-de-vista e modelos, em seguida são apresentados graus de participação do cidadão. E, para dar suporte à proposta, no momento seguinte, conceitos de gestão do conhecimento e de capital intelectual associam-se à explanação do BSC como ferramenta de gestão estratégica. Para tanto, é apresentada uma metodologia de identificação de membros para o comitê decisório de bacia. Através do estudo de casos da PCJ-SP e Jaguaribe-CE é proposto um modelo para a bacia do rio Itapecuru no Maranhão. Da construção do mapa estratégico e seu BSC para comitê de bacia - conforme a legislação - apresenta-se um conjunto de temas estratégicos, indicadores de resultado e vetores de desempenho cuja construção se dá tendo como objetivo a melhoria do Capital Social e alcance da Governança. Esse conjunto fornece um modo claro e de fácil assimilação por interessados em avaliar o desempenho dos trabalhos e o desenvolvimento alinhado de suas estratégias de gestão.

Abstract: From Brazilian Federal Law 9.433/97, was presented a strategic management tool of the Intelectual Capital to Watershed Committee of Itapecuru River. The traditional model of Balanced Scorecard was modified and customized to the river basin management. The strategic map come first of Balanced Scorecard(BSC), and so, this works as a strategic dashboard to decison-makers of watershed management committee onto the interaction with the planning process. Alignment sense and Intelectual Capital promptitude of members to the proposed ends into the law are underlined as critic factors to the suitable development of the works. First of all was presented the river basin management concepts, according to different views and paradigms, so citizen grade participation are introduced. To support this propose, The BSC is linked to the Intelectual Capital Management concepts as its Strategic Management Tool. A metodology to identify members is presented to the river basin decison-maker committee. By case analisys of PCJ-SP and Jaguaribe-CE, a new model to the Itapecuru River watershed is proposed. From the Strategic Map and the its BSC, in accordance to the Law, a strategic entity set to the dashboard is created to align them and improve the Social Capital to achieve the Governance.
Subject: Bacias hidrográficas
Governança
Capital intelectual
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: ORAN, Luiz Gustavo Paulo Barros. O balanced Scorecard como ferramenta de gestão do capital intelectual para o comite de Bacia Hidrografica do Rio Itapecuru. 2009. 215 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/258298>. Acesso em: 14 ago. 2018.
Date Issue: 2009
Appears in Collections:FEC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Oran_LuizGustavoPauloBarros_M.pdf2.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.