Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253948
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Samuel Rocha de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent97 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleUso de TIC por professores em aulas do ensino médio e suas percepções sobre o ensino e a aprendizagem dos alunos em física, química, biologia e matemáticapt_BR
dc.title.alternativeICT use by teachers in high school classes and their perceptions of the teaching and learning of students in physics, chemistry, biology and mathematicspt_BR
dc.contributor.authorSarti, Luis Ricardo, 1987-pt_BR
dc.contributor.advisorOliveira, Samuel Rocha de, 1962-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subject.otherlanguageInformation technology and communicationen
dc.subject.otherlanguageScience educationen
dc.description.abstractResumo: Essa dissertação apresenta um levantamento sobre a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) feito com professores de Física, Química, Biologia e Matemática do Ensino Médio das escolas particulares da cidade de Campinas, São Paulo. Através de um questionário, nosso objetivo foi saber o quanto as TIC e comunicação são usadas em sala de aula, e quais são essas tecnologias. Além disso, pesquisamos se a utilização das TIC melhora, na percepção dos professores, a atenção e a aprendizagem do aluno. Para isso pesquisamos também, o quão fácil é para o professor preparar e aplicar essas tecnologias dentro da sala de aula. Foram entrevistados professores de 39 das 49 escolas particulares encontradas em Campinas, sendo que o corpo docente coincidia em algumas instituições. Foram coletados 140 questionários distribuídos entre as disciplinas. Percebeu-se ao longo da pesquisa que os professores da amostra usam tecnologias, sendo Computador e Datashow os aparatos mais requisitados, assim como imagens e vídeos são as mídias mais utilizadas por eles. Além dos resultados diretos, foram levantadas hipóteses entre gêneros, faixas etárias, tempo de trabalho e entre as disciplinas pesquisadas, mostrando um perfil dos professores que usam ou não as TIC para o ensinopt
dc.description.abstractAbstract: This research presents a survey on the use of Information and Communication Technologies (ICT) made with teachers of Physics, Chemistry, Biology and Mathematics Secondary Education in private schools of the city of Campinas, São Paulo. Through a survey, our goal is to know when they are using ICT and communication in the classroom, and what these technologies are. In addition, we researched the use of ICT improves the perception of teachers, attention and student learning. To consider how easy it is for the teacher to prepare and apply these technologies in the classroom. 39 teachers from 49 private schools found in Campinas, and faculty differed in some institutions were interviewed. 140 surveys were collected between disciplines. It was notice during the research that teachers in the sample use technologies, computer and PowerPoint being the most requested hardware, as well as images and videos are the media most used by them. In addition to the direct results, hypotheses gender, age, working time and among the surveyed subjects were raise, showing a profile of teachers who use ICT or not to teachen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.citationSARTI, Luis Ricardo. Uso de TIC por professores em aulas do ensino médio e suas percepções sobre o ensino e a aprendizagem dos alunos em física, química, biologia e matemática. 2014. 97 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253948. Acesso em: 27 jun. 2019.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino de Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.degreenameMestre em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameKleinke, Maurício Urbanpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameJavaroni, Sueli Liberattipt_BR
dc.date.available2019-06-27T15:45:24Z-
dc.date.accessioned2019-06-27T15:45:24Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-27T15:45:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sarti_LuisRicardo_M.pdf: 882476 bytes, checksum: 96d15e7218e45de25e7c9415a94bc8da (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253948-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Sarti_LuisRicardo_M.pdf861.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.