Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253794
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Avaliação qualitativa em processos não-formais do ensino de ciencias : O Museu Dinamico de Ciencias de Campinas-SP
Author: Bejarano, Nelson Rui Ribas
Advisor: Arguello, Carlos Alfredo, 1936-
Abstract: Resumo: O Museu Dinâmico de Ciências de Campinas desenvolve há cerca de dez anos, atividades ligadas ao ensino não-formal de Ciências, dirigidas a um público prioritariamente escolarizado. Dentre várias ações por ele desenvolvidas, destacamos, para esse estudo, as atividades de curta duração, em função de sua constância durante todos estes anos, e por envolver a maior parte dos esforços do corpo técnico e administrativo do Museu. Estas atividades envolvem, tanto sessões do Planetário, quantos temas diversos relacionados ao currículo das áreas de Ciências e Matemática, ou suas subdivisões curriculares, tais como: Biologia, Física, Geologia e Química. Nosso objetivo é avaliar, de uma perspectiva qualitativa, as influências trocadas nesta relação Museu/ensino-formal, bem como colocar esta experiência no âmbito dos paradigmas atuais do ensino não-formal e da museologia moderna. Para tanto, optamos por ouvir os depoimentos dos professores representantes do corpo técnico-pedagógico do Museu (protagonistas), e dos professores que utilizam os seus serviços (usuários), em aspectos. do ensino de Ciências, além, é claro, dos reflexos por eles sentidos dessa relação. Dentre os resultados, encontramos que os professores usuários, em grande parte, procuram o Museu para que sejam oferecidas atividades práticas aos seus. alunos, que, no momento, ele afirma não poder realizar, por lacunas em sua formação acadêmica. Outros professores se inspiram nas atividades do Museu, adaptando-as à realidade de sua escola. Alguns professores, após o contato com o Museu, acabam por percebera dimensão restrita do livro didático de Ciências. Uns chegam a admitir erros conceituais nas publicações. Por outro lado, outros professores se utilizam das atividade_ para que seja dado um contraponto real à dimensão abstrata dos livros. Por fim, o que esse Museu está realizando, é trabalhar em aspectos da proposta curricular de Ciências, em situações que a escola hoje é deficitária. Será esta a melhor contribuição ao ensino de Ciências que esse Museu pode oferecer?
Subject: Museus - Aspectos educacionais
Ciências - Estudo e ensino - Metodologia
Professores de ciência
Ciencias - Currículos
Livros didáticos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: BEJARANO, Nelson Rui Ribas. Avaliação qualitativa em processos não-formais do ensino de ciencias: O Museu Dinamico de Ciencias de Campinas-SP. 1994. [176] f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, [SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253794>. Acesso em: 19 jul. 2018.
Date Issue: 1994
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bejarano_NelsonRuiRibas_M.pdf11.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.