Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253735
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier( Enc.)pt_BR
dc.descriptionOrientador : Mansur Lutfipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent[260]f : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titlePrograma de saude para a escola : uma questão de cidadaniapt_BR
dc.contributor.authorPalocci, Heliana da Silvapt_BR
dc.contributor.advisorLutfi, Mansur, 1945-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectSaúde escolarpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEpidemiaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa visa oferecer subsídios para elaboração de um programa de saúde para escola que possa contribuir para a construção da cidadania. Considerando um programa para escola que pretenda ser interdisciplinar, trabalhamos com a "noção de saúde tomada como conceito ampliado que recobre o conjunto das condições de vida: alimentação, habitação, educação, trabalho e condições de trabalho, lazer, saneamento básico, direito à liberdade e à vida". Resgatamos a história do povo da cidade de Ribeirão Preto ao longo deste século, colocando o debate das conquistas científicas, das decisões políticas e suas conseqüências coletivas. A saúde que queremos ver discutida nas salas de aula deve abrigar o cotidiano dos alunos; para tanto traçamos um perfil da cidade no início do século XX e neste final de século, investigando os órgãos de saúde do município no que se refere aos levantamentos que pudessem contribuir para elaboração de um programa de saúde para escola. pesquisamos as escolas através de visitas, entrevistas com diretores, professores e alunos, analisando os planejamentos, os livros didáticos e a proposta curricular para o ensino de ciências e Programa de Saúde do Estado de São Paulo, tentando descobrir o que o professor leva para a sala de aula, descobrir as noções de saúde que estão presentes na escola. Trabalhamos com essas noções de saúde e nos servimos do reaparecimento das epidemias de dengue e cólera para as discussões das possibilidades de construção de um programa de saúde que considere o aluno um cidadão inserido na vida da cidade, participante de seu cotidiano, que é ao mesmo tempo aluno e paciente dos órgãos de saúde. O registro da imprensa escrita contribuiu para reorganizarmos as informações do inicio do século e para completar nosso levantamento sobre as condições de saúde que habitam a cidade. Apresente exposição abrange seis capítulos. No primeiro resgatamos a história da cidade de Ribeirão Preto no inicio do século XX, enfocando as condições de saneamento básico, os órgãos de saúde, as escolas, as epidemias e o registro da imprensa escrita. No segundo capitulo, relatamos o cotidiano da cidade neste final de século, salientando as condições de saneamento básico, os órgãos de saúde, às doenças mais freqüentes nos escolares e o registro da imprensa escrita. No terceiro capitulo investigamos os órgãos e pessoas que trabalham com saúde no município. No quarto capitulo pesquisamos as escolas, suas relações com a cidade, as percepções sobre o ensino de programa de saúde, os livros didáticos e a proposta curricular. No capitulo quinto nos servimos do reaparecimento das epidemias de dengue e cólera para trabalharmos com as noções de saúde na escola e na cidade. No sexto capitulo discutimos as possibilidades de um programa de saúde que considere o aluno um cidadão e a saúde uma questão de cidadaniapt
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued1993pt_BR
dc.identifier.citationPALOCCI, Heliana da Silva. Programa de saude para a escola: uma questão de cidadania. 1993. [260]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253735>. Acesso em: 18 jul. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineMetodologia de Ensinopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopt_BR
dc.date.defense1993-12-14T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-07-18T22:50:59Z-
dc.date.accessioned2018-07-18T22:50:59Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-18T22:50:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Palocci_HelianadaSilva_M.pdf: 19568568 bytes, checksum: 3d5c7d95a57992ef2de466dd17808186 (MD5) Previous issue date: 1993en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253735-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Palocci_HelianadaSilva_M.pdf19.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.