Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253078
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Newton numa leitura de divulgação cientifica : produção de sentidos no ensino medio
Author: Lança, Tatiana
Advisor: Almeida, Maria José P. M. de (Maria José Pereira Monteiro de), 1944-
Almeida, Maria Jose Pereira Monteiro de
Abstract: Resumo: Neste trabalho, a partir de um estudo realizado em uma escola pública da cidade de Jundiaí - SP, buscou-se aliar o ensino da Física à prática de leitura de um livro de divulgação científica, em alunos da primeira série do ensino médio, procurando-se verificar o funcionamento da leitura das leis de Newton, como apresentadas no livro: Isaac Newton e sua maçã, com a mediação da pesquisadora. Tendo em vista atingir esse objetivo, propusemo-nos a responder a seguinte questão: Como são produzidos os significados a partir da leitura do texto citado sobre Isaac Newton, considerando as condições de produção do estudo e as mediações ocorridas durante o desenvolvimento das aulas assumidas pela pesquisadora (autora deste trabalho)? O suporte se encontra na linha francesa da análise de discurso, principalmente em trabalhos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Nesses autores encontra-se sustentação para admitir a relevância de se compreender o funcionamento dos discursos escolares. Verificamos que os processos de produção de sentidos, a partir de atividades de leitura em sala de aula, como as que foram realizadas, ocorreram de maneira específica para cada aluno, e, como esperávamos, confirmamos que os mesmos processos dependem das condições de produção e das histórias de vida dos estudantes

Abstract: In this present work carried out in a public high school placed at Jundiaí - SP, a Brazilian country city, we tried to put together the physics teaching methodology with the reading of a scientifc disclosure book, on high-school-students of the first school year, aiming to verify how works the reading of Newton's laws presented in the book: Isaac Newton and his apple. With the research mediation. Attempting to reach this goal, we propose ourselves to answer the follow question: How does the meaning are produced from the reading of Isaac Newton's texts, taking into account the condiction of the study' s output and the mediations happened through the developing of the classes assumed by myself? We have found out the support into the French line of the speech analysis, mainly on the authors Michel Pêcheux and Eni Orlandi. On these ones we got the sustentation in order to let in the relevance on the scholar speech understanding. We also have verified that the sense-prductions proceedings, from the reading activities applied into the classrooms, second those ones by us carried out, to come out in a specific way to each student, how we hoped, sustaining that the same process depend on the production's condictions and the private-history-life
Subject: Newton, Isaac, Sir, 1642-1727
Análise do discurso
Ensino médio
Física - Estudo e ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: LANÇA, Tatiana. Newton numa leitura de divulgação cientifica: produção de sentidos no ensino medio. 2005. 114p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253078>. Acesso em: 5 ago. 2018.
Date Issue: 2005
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Lanca_Tatiana_M.pdf2.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.