Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251635
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Rubem de Azevedo Alvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent138f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titlePsicanalise e escola nova : vinculo ou ruptura?pt_BR
dc.contributor.authorMatallo, Eugenia Tereza Castelo Branco Correiapt_BR
dc.contributor.advisorAlves, Rubem, 1933-2014pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectPsicanálise e filosofiapt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Partimos do pressuposto de que a importância da teoria de Freud para a formação de educadores e, no século XX, uma questão ainda aberta. Constatamos uma significativa diversidade no modo de interpretar essa teoria e optamos por elaborar, como recurso expositivo uma comparação entre Psicanálise e Escola Nova. Em relação ao escolanovismo, enfatizamos a obra de Maria Montessori e quanto a teoria freudiana, conservamos em destaque o movimento dos conceitos no processo de construção da teoria. Concluímos que nao há uma ruptura radical entre as duas fases do pensamento freudiano, construídas por nos. Entretanto, explicitamos uma mudança consistente no modo como é formulada a questão educativa: inicialmente e possível elaborar um vinculo entre Escola Nova e teoria freudiana, caso sejam considerados os trabalhos citados. Em um segundo momento. Freud estabelece novos sentidos para os conceitos, em função dos avanços na clinica. Neste "Segundo Freud", uma aliança entre educação e psicanálise supõe uma ultrapassagem, tanto da interpretação escolanovista para a educação quanto do sentido natural -cientificista para a teoria freudiana.pt
dc.description.abstractAbstract: Not informed.en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued1989pt_BR
dc.identifier.citationMATALLO, Eugenia Tereza Castelo Branco Correia. Psicanalise e escola nova: vinculo ou ruptura?. 1989. 138f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251635>. Acesso em: 14 jul. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineFilosofia e História da Educaçãopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopt_BR
dc.date.available2018-07-14T04:09:22Z-
dc.date.accessioned2018-07-14T04:09:22Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-14T04:09:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Matallo_EugeniaTerezaCasteloBrancoCorreia_M.pdf: 3234579 bytes, checksum: 4a5fec220de259c7006fa6a490cd9578 (MD5) Previous issue date: 1989en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251635-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Matallo_EugeniaTerezaCasteloBrancoCorreia_M.pdf3.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.