Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251635
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Psicanalise e escola nova : vinculo ou ruptura?
Author: Matallo, Eugenia Tereza Castelo Branco Correia
Advisor: Alves, Rubem, 1933-2014
Abstract: Resumo: Partimos do pressuposto de que a importância da teoria de Freud para a formação de educadores e, no século XX, uma questão ainda aberta. Constatamos uma significativa diversidade no modo de interpretar essa teoria e optamos por elaborar, como recurso expositivo uma comparação entre Psicanálise e Escola Nova. Em relação ao escolanovismo, enfatizamos a obra de Maria Montessori e quanto a teoria freudiana, conservamos em destaque o movimento dos conceitos no processo de construção da teoria. Concluímos que nao há uma ruptura radical entre as duas fases do pensamento freudiano, construídas por nos. Entretanto, explicitamos uma mudança consistente no modo como é formulada a questão educativa: inicialmente e possível elaborar um vinculo entre Escola Nova e teoria freudiana, caso sejam considerados os trabalhos citados. Em um segundo momento. Freud estabelece novos sentidos para os conceitos, em função dos avanços na clinica. Neste "Segundo Freud", uma aliança entre educação e psicanálise supõe uma ultrapassagem, tanto da interpretação escolanovista para a educação quanto do sentido natural -cientificista para a teoria freudiana.

Abstract: Not informed.
Subject: Psicanálise e filosofia
Psicologia educacional
Educação - Filosofia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MATALLO, Eugenia Tereza Castelo Branco Correia. Psicanalise e escola nova: vinculo ou ruptura?. 1989. 138f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251635>. Acesso em: 14 jul. 2018.
Date Issue: 1989
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Matallo_EugeniaTerezaCasteloBrancoCorreia_M.pdf3.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.