Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251366
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Conscientização e sociedade em Paulo Freire = da "Educação como prática de liberdade" à "Pedagogia do oprimido"
Title Alternative: Awareness and society in Paulo Freire : from "Education as the practice of freedom" to "Pedagogy of the opressed"
Author: Costa, Bruno Botelho, 1983-
Advisor: Silveira, Renê José Trentin, 1963-
Abstract: Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre os conceitos de "conscientização" e "sociedade" nas obras "Educação como prática de liberdade" e "Pedagogia do oprimido" do pensador e educador brasileiro Paulo Freire. O intuito deste está em mostrar como a conscientização, cerne e objetivo da teoria educacional freiriana, requer, para a sua realização pelo homem, o conhecimento das contradições e antagonismos da sociedade, a fim de que ele possa desenvolver sua capacidade crítica e assumir a condição de sujeito transformador dos problemas e desafios sociais e empenhar-se, no âmbito coletivo, pela transformação destes e de si próprio. Neste sentido, este trabalho procurou ressaltar similaridades e diferenças na relação entre as visões de conscientização e de sociedade em ambas as referidas obras, apontando em que medida esta relação, da primeira obra para a segunda, representa um movimento de radicalização da sua crítica e proposta para a educação, bem como da sua concepção de transformação social.

Abstract: This work presents a study on the concepts of "conscientisation" and "society" inside "Education as Practice of Freedom" and "Pedagogy of the Opressed" of the Brazilian philosopher and educator Paulo Freire. Its intent is to show how conscientisation, essence and objective of Freire's educational theory, needs, to be realized by man, the acknowledgement of society's contradictions and antagonisms, so may man develop his critical capacity and assume the condition of a transformative subject of social adversities and strive, in collective manner, for their and his own transformation. That way, this work tried to protrude similarities and differences between the approaches to this concept in both books, pointing out to witch point the relation between the two presents a radicalizing movement of the authors critique and proposal for education and social transformation.
Subject: Freire, Paulo, 1921-1997
Conscientização
Homem
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: COSTA, Bruno Botelho. Conscientização e sociedade em Paulo Freire = da "Educação como prática de liberdade" à "Pedagogia do oprimido". 2010. 116 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251366>. Acesso em: 16 ago. 2018.
Date Issue: 2010
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Costa_BrunoBotelho_M.pdf947.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.