Divulgação de matemática [recurso eletrônico] : as redes, os vazios e os possíveis
Carolaynne Gama de Souza
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP G14d
[Mathematics communication]
Campinas, SP : [s.n.], 2017.
1 recurso online (112 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Marcelo Knobel
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Rede. Diálogo. Rede. Diálogo. Matemática. Rede. Divulgação. Diálogo. Matemáticas? O ponto de onde parte este trabalho trata da Divulgação de matemática. Em um cenário de rejeição, de discursos autoritários. A matemática é antevista e relegada à complexidade, ao difícil acesso, para poucos....
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Resumo: Rede. Diálogo. Rede. Diálogo. Matemática. Rede. Divulgação. Diálogo. Matemáticas? O ponto de onde parte este trabalho trata da Divulgação de matemática. Em um cenário de rejeição, de discursos autoritários. A matemática é antevista e relegada à complexidade, ao difícil acesso, para poucos. Seriam necessárias estratégias que facilitariam um acesso a ela. A matemática partiria de quem sabe para quem precisa saber. A Divulgação estaria aí. Por que divulgar a matemática, como divulgar, para que, para quem divulgar. Antes, o que é Divulgação. Dubitações enredadas entre os fios e os nós da rede na qual se pretende pensar a matemática. Em junções e descolamentos teóricos de um Programa de Mestrado interdisciplinar, textos sobre Divulgação Científica, Estudos Sociais da Ciência, Popularização da Matemática e Etnomatemática foram o impulso entre as conexões ou, por vezes, as próprias conexões (e os nós). Aqui, a Divulgação é pensada pela linguagem, pela construção de discursos. Permeados pela linguagem, há a coexistência entre sujeito e sujeitado ao produzi-la e (re)produzi-la. Sozinho, o sujeito não produz. Ele produz, em diálogo, consigo, com um outrem, com os demais discursos que o circundam. Iniciativas internacionais e nacionais desde o século XVI são retratadas na condição conectiva e dialógica entre o pretérito, o presente e o futuro, em que não há sucessividade, mas coexistência. Mas há matemáticas diferentes para tempos diferentes. Há matemáticas para contextos diferentes. Há matemáticas diferentes para contextos. Há discursos diferentes. Há diálogo. E a Divulgação está aí. Nem sempre as primeiras palavras são as primeiras. Nem sempre as últimas são as últimas. Este trabalho fala de vazios, mas fala de possíveis
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Abstract: Network. Dialogue. Network. Dialogue. Mathematics. Network. Communication. Dialogue. Mathematics? The starting point of this study concerns the Mathematics Communication. In a scenario of rejection, authoritarian discourses. Mathematics is relegated to complexity, to difficult access, as...
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Abstract: Network. Dialogue. Network. Dialogue. Mathematics. Network. Communication. Dialogue. Mathematics? The starting point of this study concerns the Mathematics Communication. In a scenario of rejection, authoritarian discourses. Mathematics is relegated to complexity, to difficult access, as something that is not made for each and every person. It would take strategies to facilitate the access to it. It would be transmitted from those who know it to those who need to learn it. Science Communication would be here. Why, how, what for, to whom communicate it? First of all, what is Science Communication? Doubts entangled in between the wires and knots of the network in which Mathematics is intended to be conceived. In junctions and theoretical detachments of an interdisciplinary Master¿s program, texts about Public Communication of Science, Social Studies of Science, Popularization of Mathematics and Etnomathematics have been the impulse between the connections or, sometimes, the connections themselves (and the knots). Herein, the divulgation is conceived through language, by the construction of discourses. Permeated by language, there is the coexistence between the subject and the subjected counterpart when producing it and reproducing it. Alone, subjects produce nothing. They produce in dialogue, with himself, along with others, along with the other discourses surrounding him. Since the 16th century, international and national initiatives have been portrayed in the dialogical and connective condition between past, present and future, in which there is no successiveness, but rather coexistence. But there are different Mathematics for different times, Mathematics for different contexts. Different Mathematics for contexts. Different discourses. There is dialogue. And Communication is there. Not always the first words are the first. Not always the last words are the last. This study concerns voids, but also concerns possibilities
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Divulgação de matemática [recurso eletrônico] : as redes, os vazios e os possíveis
Carolaynne Gama de Souza
Divulgação de matemática [recurso eletrônico] : as redes, os vazios e os possíveis
Carolaynne Gama de Souza