A moeda inovativa [recurso eletrônico] : comunicação, confiança e inovação em empresas: o caso da Embraer
José Ricardo Bueno Manini
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP M314m
[The innovative coin]
Campinas, SP : [s.n.], 2016.
1 recurso online (199 p.) : digital, arquivo PDF.
Orientador: Maria das Graças Conde Caldas
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem e Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo
Resumo: Esta pesquisa de mestrado discute as relações entre comunicação e processos inovativos. O trabalho está alicerçado em uma perspectiva evolucionária e institucional da inovação, bem como nas relações entre esse arcabouço teórico, o conhecimento e a comunicação. Essa perspectiva evolucionária...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa de mestrado discute as relações entre comunicação e processos inovativos. O trabalho está alicerçado em uma perspectiva evolucionária e institucional da inovação, bem como nas relações entre esse arcabouço teórico, o conhecimento e a comunicação. Essa perspectiva evolucionária e institucional do processo econômico pode ser encontrada, em maior ou menor grau, em autores como Veblen (1898), Schumpeter (1911) e Hayek (1945). Também guardam relações significativas com essa perspectiva o recente trabalho de autores pertencentes aos ramos da Economia Evolucionária Neo-Schumpeteriana (Nelson e Winter, 1982) e da Nova Economia Institucional (NEI), como Douglass North (1990). O trabalho analisa como os conceitos de busca, rotina e seleção, emprestados da Economia Evolucionária Neo-Schumpeteriana, se relacionam com a comunicação organizacional, em termos de formas e conteúdo. O trabalho utiliza a metodologia de Selltiz (1974), de natureza qualitativa. A dissertação examina como as rotinas comunicativas de empresas contribuem para suas atividades inovativas. Por fim, verifica, com essa base teórica e a partir de pesquisa de campo em uma empresa do setor aeronáutico, a Embraer, o modo pelo qual esses processos comunicacionais contribuem para a evolução da tecnologia e inovação. Observa, também, como a relação entre confiança e comunicação facilita os processos inovativos e indica o papel das intersecções existentes entre essa empresa, o mercado e outras instituições, como a universidade. As conclusões do trabalho indicam que a Embraer tem rotinas comunicacionais que são criadas a fim de que os funcionários compreendam o conteúdo passado. Mostram, também, que a empresa consegue desenvolver quantidade adequada de moeda inovativa, isso é, relação mútua entre confiança e comunicação entre os seus empregados, com clientes e com outras organizações
Ver menos
Abstract: This master research discusses the relations between communication and innovation processes. The work is based on an evolutionary and institutional perspective of innovation as well on the relations between these theories, knowledge and communication. This evolutionary and institutional...
Ver mais
Abstract: This master research discusses the relations between communication and innovation processes. The work is based on an evolutionary and institutional perspective of innovation as well on the relations between these theories, knowledge and communication. This evolutionary and institutional perspective of the economic process may be found, in a greater or lesser extent, in the works of Veblen (1898), Schumpeter (1911) and Hayek (1945). Recent works by authors of the Neo-Schumpeterian Evolutionary Economics (Nelson and Winter, 1982) and of the New Institutional Economics, such as those by Douglass North (1990), have also dealt with these subjects. This work analyzes how the concepts of search, routine and selection, borrowed from the New-Schumpeterian Evolutionary Economics, are related with organizational communication in terms of forms and contents. The dissertation uses the Selltiz methodology ¿ of qualitative nature. The text examines how communicative routines followed by enterprises contribute with their innovative activities. Besides this, it verifies, with this theoretical basis and by means of a field research made in an enterprise of the aeronautical sector, Embraer, how these communicative processes contribute with the evolution of the technology and of innovations. It also shows how the relation between trust and communication may enhance innovative processes and it indicates the role of intersections between this enterprise, the market and other institutions, such as the university. Dissertation conclusions appear to indicate that Embraer has developed communicative routines which main goal is to make workers understand transmitted content. It also shows that the enterprise produces proper quantity of innovative coin, i.e., the mutual relation between trust and communication among its employees, with clients and with other organizations
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Caldas, Maria das Graças Conde, 1948-
Orientador
Figueiredo, Simone Pallone de, 1967-
Avaliador
Bueno, Wilson da Costa, 1948-
Avaliador
A moeda inovativa [recurso eletrônico] : comunicação, confiança e inovação em empresas: o caso da Embraer
José Ricardo Bueno Manini
A moeda inovativa [recurso eletrônico] : comunicação, confiança e inovação em empresas: o caso da Embraer
José Ricardo Bueno Manini