Comunicação pública e popularização da ciência [recurso eletrônico] : o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e suas unidades de pesquisa
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP So11c
[Public communication and science popularization]
Campinas, SP : [s.n.], 2015.
1 recurso online (498 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Maria das Graças Conde Caldas
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem e Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo
Resumo: Este trabalho tem como foco a Comunicação Pública no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e suas 13 Unidades de Pesquisa (UPs), com ênfase nos respectivos portais institucionais na Internet. A pesquisa é um estudo múltiplo de caso (YIN, 2001), por meio de pesquisa documental e...
Resumo: Este trabalho tem como foco a Comunicação Pública no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e suas 13 Unidades de Pesquisa (UPs), com ênfase nos respectivos portais institucionais na Internet. A pesquisa é um estudo múltiplo de caso (YIN, 2001), por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. A análise técnica dos portais está embasada nos parâmetros estipulados por Vilella (2003) e De Falco (2009), adaptados pela pesquisadora. A análise revela a ausência de uma estrutura articulada de comunicação, em prejuízo das próprias instituições e dos diversos públicos de interesse (governo, empresas, imprensa, pesquisadores, educadores, estudantes etc.). Considerando a importância da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e da Comunicação Pública Digital para a construção da cidadania e para a efetiva inclusão social, um formato sistêmico e integrado de Comunicação Pública de Ciência poderia atuar como promotor e incentivador do desenvolvimento de uma cultura científica no país. A pesquisa aponta ainda para a necessidade de se estabelecer uma política de comunicação e estratégias de utilização dos meios digitais que valorizem e deem visibilidade às UPs não só como gestoras das ações de pesquisa e desenvolvimento do Sistema de CT&I brasileiro, mas, principalmente, enquanto geradoras e difusoras de conhecimento de ponta em benefício da sociedade
Abstract: This work focuses on Public Communication and science popularization actions performed through the web portals of the Ministry of Science, Technology and Innovation (MSTI) and its 13 Research Institutes (RIs). The research is a multiple case study (Yin, 2001), through documentary research...
Abstract: This work focuses on Public Communication and science popularization actions performed through the web portals of the Ministry of Science, Technology and Innovation (MSTI) and its 13 Research Institutes (RIs). The research is a multiple case study (Yin, 2001), through documentary research and semi-structured interviews. Technical analysis of the portals is grounded in the parameters stipulated by Vilella (2003) and De Falco (2009), adapted by the researcher. The analysis reveals the absence of an articulated structure in this area, to the detriment of the institutions themselves and the various stakeholders (government, business, media, researchers, educators, students, etc.). Considering the importance of Science, Technology and Innovation (STI) and Digital Public Communication for the construction of citizenship and effective social inclusion, a systemic and coordinated Science Communication format might work as a promoter and supporter of science popularization. The study points to the need to establish a communication policy, and use strategies of digital media that value and give visibility to the RIs as members of the Brazilian STI system and leading knowledge generators
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