Potencialidades da escrita jornalística [recurso eletrônico] : imagem e testemunho nos quadrinhos de Joe Sacco
DISSERTAÇÃO
T/UNICAMP G95p
[Potential of journalistic writing]
Campinas, SP : [s.n.], 2015.
1 recurso online (95 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Carolina Cantarino Rodrigues
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: A proposta desta pesquisa é investigar as potencialidades da escrita jornalística, a partir das imagens criadas por Joe Sacco em suas HQs de não ficção, que buscam testemunhar situações de guerra e violência no mundo contemporâneo. Propomos que, mais do que um relato, os quadrinhos do autor...
Resumo: A proposta desta pesquisa é investigar as potencialidades da escrita jornalística, a partir das imagens criadas por Joe Sacco em suas HQs de não ficção, que buscam testemunhar situações de guerra e violência no mundo contemporâneo. Propomos que, mais do que um relato, os quadrinhos do autor constituem também um modo de testemunho, resultado de uma nova maneira de tratar os traumas de conflitos contemporâneos. A partir de uma pesquisa preliminar, selecionamos algumas obras de Joe Sacco e de autores que têm investigado o conceito de testemunho, como Márcio Seligmann-Silva, Jeanne-Marie Gagnebin, Eugenia Vilela, Susan Sontag e Jacques Rancière. O objetivo principal é problematizar as oposições entre real e ficção, verdadeiro e falso, objetividade e subjetividade, inteligível e sensível, que se colocam como desafios para a escrita, quando se trata de criar visibilidade para eventos extremos, entre a vida e a morte. Em vez de tomar os quadrinhos de Joe Sacco enquanto "objeto", procurando desvendar significações ocultas e nos detendo numa análise que separa texto e desenho, o intuito desta pesquisa é criar um movimento prospectivo (Ingold, 2012) com as imagens de Joe Sacco e os autores selecionados, buscando, assim, experimentar novos sentidos para o conceito de testemunho, traçar linhas e fios entre estes campos e observar os processos de formação na narrativa de Joe Sacco, que busca narrar o que não se narra. A perspectiva teóricometodológica será interdisciplinar, uma vez que procuraremos promover a aproximação entre a Comunicação, a Arte, a Filosofia e as Ciências Sociais para pensar a política paradoxal do testemunho: a impossibilidade de testemunhar eventos extremos e, ao mesmo tempo, a necessidade de dar a ver o seu caráter extremo
Abstract: The purpose of this research is to investigate the potential of journalistic writing, from the images created by Joe Sacco, in his comic books of nonfiction, seeking witness situations of war and violence in the contemporary world. To witness, we seek to propose here that more than one...
Abstract: The purpose of this research is to investigate the potential of journalistic writing, from the images created by Joe Sacco, in his comic books of nonfiction, seeking witness situations of war and violence in the contemporary world. To witness, we seek to propose here that more than one account, the author of the comics are also a form of testmony, has a new way of dealing with contemporary conflicts trauma.From preliminary research, we selected some works of Joe Sacco and authors who have investigated the concept of testimony as Márcio Seligman-Silva; Jeanne-Marie Gagnebin; Eugenia Vilela; Susan Sontag and Jacques Rancière. The main objective is to confront the oppositions between real and fiction; true and false; objectivity-subjectivity; intelligible and sensible, posed as challenges for writing, when it comes to creating visibility for extreme events, between life and death. Instead of taking the Joe Sacco comics as "object", seeking to uncover hidden meanings and stop us an analysis that separates text and design, the challenge of this research will be to create a prospective movement with Joe Sacco¿s pictures and selected authors, thereby potentially experience new meanings for the concept of testimony, draw lines and wires between these fields, from the perspective of observing the formation process of Joe Sacco's narrative, which seeks to narrate what not narrates. The theoretical and methodological approach will be interdisciplinary in that seek to promote links between the Communication, Art, Philosophy and Social Sciences to think the paradoxical politics of testimony: the impossibility - how to tell war and violence? What do these images reflect on these perspectives, and that forces emerge, overflow?
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF