As ciências, os cientistas e o vídeo on-line [recurso eletrônico] : ideias e práticas de divulgação científica
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M976c
[The sciences, scientists and online video]
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (131 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Susana Oliveira Dias
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta dissertação é uma pesquisa ativa narrada por uma realizadora de vídeos de divulgação científica. A escrita é a própria pesquisa, a mesa de trabalho onde muitos e diversos materiais se encontram e se afetam mutuamente: as novas formas de fazer vídeo na web e a divulgação científica; a...
Resumo: Esta dissertação é uma pesquisa ativa narrada por uma realizadora de vídeos de divulgação científica. A escrita é a própria pesquisa, a mesa de trabalho onde muitos e diversos materiais se encontram e se afetam mutuamente: as novas formas de fazer vídeo na web e a divulgação científica; a narrativa épica da ciência e a proliferação de narradores em primeira pessoa; a escrita e a montagem audiovisual, a filosofia, as práticas científicas e a filosofia das ciências. A partir de reflexões que desafiam modelos hegemônicos de comunicação e de conhecimento constituídos por oposições simplificadoras entre
sujeito-objeto, teoria-prática, realidade-ficção, saber-ignorância, essa escrita busca desarticular dinâmicas que definem e sedimentam posições entre as ciências, os divulgadores científicos e os públicos. Nesse movimento a comunicação se desvincula de um esquema
finalista em que supostamente o conhecimento é transmitido de um polo ao outro e torna-se um modo de relação interessado nos materiais e práticas que permeiam as pesquisas. Traçando encontros, aproximando universos, aceitando os atravessamentos que se
manifestam durante o percurso. Materiais e práticas ganham brilho, cor, textura e existência; misturando-se, fundindo-se na construção dessa narrativa-montagem
Abstract: This dissertation is an active research narrated by a director of scientific communication videos. Its writing is a research itself, the work table where many and diverse materials meet and affect each other: new ways of making video on the web and scientific communication; the epic...
Abstract: This dissertation is an active research narrated by a director of scientific communication videos. Its writing is a research itself, the work table where many and diverse materials meet and affect each other: new ways of making video on the web and scientific communication; the epic narrative of science and the proliferation of first-per- son narrators; writing and audiovisual editing, philosophy, scientific practices and philosophy of science. Challenging hegemonic models of communication and knowledge constituted by simplifying oppositions between subject-object, theory-practice, reality-fiction, knowledge-ignorance, this writing seeks to dismantle dynamics that define and consolidate positions among the sciences, its communicators and the audience. In this movement, communication separates itself from a finalist scheme in which knowledge is supposedly transmitted from one end to the other, to become a form of relationship interested in the materials and practices that permeate the research: outlining encounters, bringing universes closer, accepting the crossings that are found along the journey. Materials and practices gain brightness, color, texture and existence; mixing, merging in the construction of this narrative-montage
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF