A Acreditação ONA como instrumento de melhoria do desempenho organizacional de instituições de saúde [recurso eletrônico]
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M588a
[ONA Accreditation as an instrument for improving the organizational performance of health institutions]
Limeira, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (135 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Paulo Sérgio de Arruda Ignácio
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
Resumo: Em uma definição mais moderna, a qualidade hospitalar é definida como um elo direto entre colaboradores e pacientes, em que o serviço prestado é único, porém totalmente flexível, não se restringindo apenas aos predicados do produto, mas sim, em todo o processo de uma organização. Em...
Resumo: Em uma definição mais moderna, a qualidade hospitalar é definida como um elo direto entre colaboradores e pacientes, em que o serviço prestado é único, porém totalmente flexível, não se restringindo apenas aos predicados do produto, mas sim, em todo o processo de uma organização. Em contrapartida. Atualmente, as organizações hospitalares são uma das formas de gestão mais complexas, não apenas pela sua missão, mas também, por oferecer uma equipe com elevado grau de autonomia, garantindo a assistência preventiva, curativa e reabilitadora dos pacientes internados. Algumas instituições colaboram com a prática de ensino-aprendizagem e produção científica. O problema de pesquisa atualmente identificado é a falta de integração entre as estratégias empresariais com os processos operacionais de serviços hospitalares, devido à falta de cultura organizacional e à rotatividade de pessoas. O problema de pesquisa se confirma por observações também por referência sobre a frágil integração entre o corpo clínico e os demais profissionais, contrariando assim a norma da Organização Nacional de Acreditação que recomenda o trabalho em equipe, e dificultando a identificação dos reais gargalos, que diferem a expectativa da real compreensão da Acreditação. Por este motivo, o trabalho aborda apenas os profissionais da área de enfermagem (enfermeiros (a), técnicos e auxiliares de assistência), uma vez que estão ligados operacionalmente e assistencialmente 24 horas. Na busca de alinhamento organizacional, este trabalho tem como objetivo responder a seguinte questão norteadora: É possível confirmar que a Acreditação ONA proporciona aumento na melhoria da gestão organizacional e redução dos riscos em uma instituição hospitalar. Assim, o objetivo primário deste trabalho é analisar a Acreditação ONA na instituição hospitalar, baseando-se na percepção da equipe da enfermagem, constituída por enfermeiros, técnicos e auxiliares na assistência ao paciente. Os objetivos específicos são: Identificar a percepção dos profissionais da enfermagem sobre as melhorias proporcionadas pela Acreditação ONA; elaborar e validar um questionário específico para avaliar a certificação ONA. avaliar os principais benefícios proporcionados no gerenciamento organizacional com base nos 5 Pilares do Manual da Acreditação ONA e comparar com indicadores organizacionais. O método utilizado é de natureza quantitativa com abordagem de estudo de caso único, combinada com análise multivariada de dados. Para validação dos dados foi aplicado a análise fatorial, método esse usado para avaliar e transformar as variáveis em informações e resumir em fatores. O resultado demonstrou que há uma convergência em relação à acreditação hospitalar e à qualidade nos serviços prestados, ratificando por meio da análise fatorial que a acreditação é o principal meio pelo qual um hospital tende a difundir o processo de melhoria contínua e a disseminação de uma nova cultura organizacional elevando a qualidade nos serviços ofertados. A conclusão da pesquisa confirma que a acreditação impacta no processo de identificação e correção de ameaças relacionadas à segurança do paciente, conscientização e gerenciamento de riscos, além de permitir uma avaliação eficaz do serviço prestado
Abstract: In a more modern definition, hospital quality is defined as a direct link between hospital employees and patients, in which the service provided is unique, but totally flexible, not being restricted only to the product's attributes, but rather, in the entire process of an organization....
Abstract: In a more modern definition, hospital quality is defined as a direct link between hospital employees and patients, in which the service provided is unique, but totally flexible, not being restricted only to the product's attributes, but rather, in the entire process of an organization. Currently, hospital organizations are one of the most complex forms of management, not only for their mission, but also for offering a team with a high degree of autonomy, guaranteeing preventive, curative, and rehabilitative care for inpatients. Some institutions collaborate with the practice of teaching-learning and scientific production. The research problem currently identified is the lack of integration between business strategies and the operational processes of hospital services, due to the lack of organizational culture and the turnover of people. The research problem is due to observations also by reference to the fragile of integration between the clinical staff and other professionals, thus contradicting the ONA Accreditation standard that recommends teamwork, and making it difficult to identify the real bottlenecks, which differ from expectation of the real understanding of the Accreditation. For this reason, the work addresses only professionals in the nursing field (nurses, technicians, and assistants) since they are connected 24 hours a day to operate and assist. In search for organizational alignment, this work aims to answer the following guiding question: It is possible to confirm that ONA Accreditation provides an increase in the improvement of organizational management and reduction of risks in hospital institutions. Thus, the main purpose of this work is to analyze ONA Accreditation in hospital institutions, based on the perception of the nursing team, consisting of nurses, technicians, and assistants in patient care. The specific objectives are: To identify the perception of nursing professionals about the improvements provided by ONA Accreditation; develop and validate a specific questionnaire to assess ONA certification. evaluate the main benefits provided in organizational management based on the 5 Pillars of the ONA Accreditation Manual and compare with organizational indicators. The method used is of a quantitative nature with a single case study approach, combined with multivariate data analysis. To validate the data, factor analysis was applied, a method used to evaluate and transform variables into information and summarize into factors. The result demonstrated that there is a convergence in relation to the hospital accreditation and the quality of services provided, confirming through factor analysis that accreditation is the main means by which a hospital tends to spread the process of continuous improvement and the dissemination of a new one organizational culture raising the quality of the services offered. The conclusion of the research legitimizes that the accreditation impacts the process of identifying and correcting threats related to patient safety, awareness, and risk management, in addition to allowing an effective assessment of the service provided
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