Nordestino na rede [recurso eletrônico] : discurso de ódio e disputa de sentidos no Twitter nas eleições 2014
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP M524n
[Nordestino on the web ]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (109 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Cristiane Pereira Dias
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: O discurso de ódio ao nordestino na rede digital, que circulou em enunciados publicados no Twitter no período das eleições presidenciais de 2014 no Brasil, está marcado por regularidades e especificidades a partir de dois grandes referentes discursivos: Nordeste e nordestino, em torno dos...
Resumo: O discurso de ódio ao nordestino na rede digital, que circulou em enunciados publicados no Twitter no período das eleições presidenciais de 2014 no Brasil, está marcado por regularidades e especificidades a partir de dois grandes referentes discursivos: Nordeste e nordestino, em torno dos quais acontecem a produção e a construção dos múltiplos efeitos de sentidos, atravessados pelas diversas formações discursivas constituídas pela história e a ideologia. A partir de um arquivo de mais de 120 mil posts com a palavra nordestino, o corpus de análise está circunscrito pela regularidade do desejo e sugestão de morte ao nordestino. Pelo fundamento teórico da Análise de Discurso de matriz francesa ¿ pela qual se faz a ligação constitutiva da língua com a exterioridade (o político, a ideologia, o sujeito) ¿ e por meio de paráfrases como dispositivo de análise, o discurso de ódio ao nordestino na rede está marcado pelas especificidades da universalização, da nordestização, da ordem da repetibilidade pelo digital e da naturalização do extermínio. A marca da universalização se dá no que se refere ao direcionamento àqueles que têm as mesmas filiações (e posições sujeito) no interior de uma (ou mais) formação discursiva, constituindo a relação do sujeito universal com o sujeito enunciador. A nordestização situa-se no processo discursivo sócio-histórico, construído ao longo da história, que funda uma discursividade sobre a região. A especificidade da ordem da repetibilidade pelo digital tem seu lugar na singularidade da materialidade digital, onde o próprio modo de formular (intradiscurso) se dá pela ordem da repetibilidade do discurso, que precisa do repetível para significar. O discurso de ódio também se inscreve na ordem da repetibilidade pelo atravessamento do imaginário, visto que o ódio deriva do preconceito (na relação com o outro), que deriva da generalização e estereotipação, que simplificam o real (na ordem do imaginário) e se estabilizam pela repetição. Marcando a naturalização do ódio e do extermínio, há uma sucessão de derivas de efeitos da língua no seguinte funcionamento circular: o desejo de extermínio como efeito do ódio; ódio como efeito do preconceito; preconceito como efeito da estereotipação e das diferenças; estereotipação e diferenças como efeito das relações de forças antagônicas (políticas, sociais e ideológicas). Dentro deste círculo, o discurso de ódio ao nordestino produz o efeito, por fim, de reforçar as diferenças dentro de um país historicamente dividido e de estabelecer uma relação litigiosa
Abstract: The hate speech to the nordestino (brazilian from Brazil's Northeast) on the web, which circulated in statements published on Twitter during the period of the 2014 presidential elections in Brazil, is marked by regularities and specificities from two major discursive referents: nordestino...
Abstract: The hate speech to the nordestino (brazilian from Brazil's Northeast) on the web, which circulated in statements published on Twitter during the period of the 2014 presidential elections in Brazil, is marked by regularities and specificities from two major discursive referents: nordestino and Northeast, around which the multiple sense effects take place, crossed by many discursive formations constituted by history and ideology. From a file of more than 120 thousand posts with the word nordestino, the corpus of analysis is circumscribed by the regularity in the statements that suggest the death to the nordestino. Based theoretically on Discourse Analysis of French matrix - which makes the constitutive connection of language with exteriority (the political, the ideology, the subject) - and using paraphrases as an analysis device, the hate speech to the nordestino on the web is marked by the specificities of universalization, "nordestização", the order of digital repeatability and the naturalized extermination. The mark of universalization is that it refers to those who have the same affiliations (and subject positions) within one (or more) discursive formation, constituting the relation of the universal subject with the enunciating subject. "Nordestização" is situated in the socio-historical discursive process, built throughout history, which founds a discursiveness about the region. The specificitie of the order of digital repeatability it is in the uniqueness of digital materiality, where the own way of formulating (intradiscourse) occurs in the order of the repeatability of the discourse, which needs the repeatable to means. Hate discourse is also inscribed in the order of the repeatability through of the imaginary, since hate derives from prejudice (in relationship with the other), which derives from generalization and stereotyping, which simplifies the real (in the order of the imaginary) and is stabilized by repetition. In the naturalized extermination and hate speech, there is a succession of language effects¿s derives in the following circular functioning: the desire for extermination as an effect of hatred; hate as an effect of prejudice; prejudice as an effect of stereotyping and differences; stereotyping and differences as an effect of the relations of antagonistic forces (political, social and ideological). Within this circle, the hate speech to the nordestino has the effect of finally emphasizing differences, within a historically divided country, and establishing a litigious relationship
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