Discurso, vozes e resistência(s) [recurso eletrônico] : o movimento estudantil paulista de 2015 em Folha de S. Paulo e Jornalistas Livres
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP F218d
[Discourse, voices and resistance(s)]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (132 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Marcos Aurélio Barbai
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Em 23 de setembro de 2015, o Governo do Estado de São Paulo, na figura do então Secretário Estadual da Educação, Herman Voorwald, anunciava a implementação, para o ano de 2016, da Reorganização da Rede Estadual de Ensino, a chamada Reorganização Escolar. A medida, que consistia na separação...
Resumo: Em 23 de setembro de 2015, o Governo do Estado de São Paulo, na figura do então Secretário Estadual da Educação, Herman Voorwald, anunciava a implementação, para o ano de 2016, da Reorganização da Rede Estadual de Ensino, a chamada Reorganização Escolar. A medida, que consistia na separação das instituições de ensino Estaduais com base nos três ciclos da Educação Básica ¿ Ensino Fundamental I; Ensino Fundamental II; e Ensino Médio ¿, traria como consequências a desativação de 94 escolas, a transferência de 311 mil alunos e mudanças nas jornadas de trabalho de 74 mil professores por todo o Estado. Questionando a validade dos argumentos apresentados pela Secretaria Estadual da Educação em defesa da proposta, centenas de estudantes secundaristas iniciaram, em outubro daquele ano, uma onda de protestos à Reorganização Escolar, que culminou na ocupação de mais de 200 escolas e, posteriormente, na suspensão do plano. Filiando-se ao corpo teórico e analítico da Análise de Discuso (AD), disciplina fundada, na França, por Michel Pêcheux (1938-1983) e, no Brasil, por Eni Orlandi, no entremeio entre a linguística, a psicanálise e o materialismo histórico, este trabalho tem como objetivo refletir sobre como significam manifestantes, Policiais Militares e o Governo do Estado, bem como a própria mobilização estudantil, nos dizeres sobre as manifestações que emergiram no discurso jornalístico de Folha de S. Paulo (versão impressa) e Jornalistas Livres (portal) ¿ mídias que protagorizaram episódios particulares envolvendo estudantes e o Governo Paulista quando do decorrer dos protestos. Nosso corpus de pesquisa é composto por textos e imagens publicados nos dois veículos subsequentemente às primeiras ocupações escolares na capital Paulista (11 de novembro de 2015) e ao anúncio da suspensão da Reorganização Escolar (04 e 05 de dezembro de 2015). O procedimento interpretativo conduzido revela uma discursividade marcada por disputas de sentido engendradas em relações de força e tensionadas por um duplo movimento de cristalização e atualização de memória. Aponta, ainda, para a irrupção de novos gestos de resistência na relação das publicações com a resistência estudantil
Abstract: On September 23, 2015, São Paulo¿s State Government, in the figure of Herman Voorwald, then Secretary of Education of the State, announced the implementation, for 2016, of the Reorganization of the State Educational Network, the so-called School Reorganization. The measure, that consisted...
Abstract: On September 23, 2015, São Paulo¿s State Government, in the figure of Herman Voorwald, then Secretary of Education of the State, announced the implementation, for 2016, of the Reorganization of the State Educational Network, the so-called School Reorganization. The measure, that consisted on the separation of State educational institutions based on the three cycles of Basic Education ¿ Elementary School I; Elementary School II; and High School ¿, would have as consequences the deactivation of 94 schools, the transfer of 311 thousand students and changes in the working journeys of 74 thousand teacher throughout the State. Questioning the validity of the arguments presented by the State Department of Education in defense of the proposal, hundreds of secondary students stated, in October of that same year, a wave of protests on the School Reorganization, which culminated in the occupation of more than 200 schools and, later, in the suspension of the plan. Joining the theoretical and analytical body of Discourse Analysis (DA), a discipline founded, in France, by Michel Pêcheux (1938-1983) and, in Brazil, by Eni Orlandi, in the midst of linguistics, psychoanalysis and historical materialism, this paper aims to reflect on how protesters, Military Police and the State Government, as well as the student mobilization itself, are significated in the sayings about the manifestations that emerged in the journalistic discourse of Folha de S. Paulo (printed version) and Jornalistas Livres (portal) ¿ medias that stared particular episodes involving students and São Paulo¿s Government during the course of the protests. Our research corpus is made of texts and images published in those two vehicles following the first school occupations in São Paulo¿s Capital (November 11, 2015) and the announcement of the suspension of the School Reorganization (December 04 and 05, 2015). The interpretative procedure conducted reveals a discursiveness marked by meaning disputes engendered in force relations and tensioned by a double movement of crystallization and updating of memory. It also points to the emergence of new resistance gestures in the relationship between the publications and student resistance
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