Eugênio Kusnet: [o ator e seu (próprio) método] [recurso eletrônico] : elogio à imaginação
TESE
Português
T/UNICAMP Az25e
[Eugênio Kusnet: [the actor and their (own) method]]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (275 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Angélica Medeiros Albano
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Eugênio Kusnet: [o ator e seu (próprio) método] - elogio à imaginação é resultado de minha investigação sobre o campo imaginativo e criativo que se pode constituir, no processo teatral, entre "eu" e "nós". Tem como ponto de partida duas perguntas principais: como ampliar a imaginação e o...
Resumo: Eugênio Kusnet: [o ator e seu (próprio) método] - elogio à imaginação é resultado de minha investigação sobre o campo imaginativo e criativo que se pode constituir, no processo teatral, entre "eu" e "nós". Tem como ponto de partida duas perguntas principais: como ampliar a imaginação e o potencial de criação do indivíduo em uma arte essencialmente coletiva como o teatro?, e como promover o desenvolvimento artístico e criativo de um grupo sem perder de vista os indivíduos que o compõem? Propõe investigar o pensamento e as práticas de Eugênio Kusnet (1898-1975), russo naturalizado brasileiro que teve um papel de fundamental importância na compreensão e disseminação, no Brasil, das ideias de Konstantín Stanislávski e na formação do ator brasileiro. Recupera a partir de entrevistas não publicadas na íntegra, o pensamento e as propostas de Kusnet, cotejando seu percurso com depoimentos de atores e alunos com os quais conviveu. Descreve minhas experiências artísticas e pedagógicas e a maneira como tenho pensado e praticado, como diretor, as relações entre o indivíduo e o coletivo, no processo teatral, apresentando pontes que se propõem a ligar as ideias de Kusnet às experiências artísticas e formativas experienciadas na Escola de Teatro da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. No centro da tese: o papel da imaginação, da improvisação, de fundamentos e procedimentos que situam o ator no centro do processo formativo e da criação artística em teatro
Abstract: Eugênio Kusnet: [the actor and their (own) method] - the praise of the imagination is the outcome of my investigation into the creative and imaginative field which might be created in the theatrical process between "I" and "we". There are two main questions at the starting point: how can...
Abstract: Eugênio Kusnet: [the actor and their (own) method] - the praise of the imagination is the outcome of my investigation into the creative and imaginative field which might be created in the theatrical process between "I" and "we". There are two main questions at the starting point: how can such a group art as theater broaden the imagination and creation potential of an individual? And, how to promote artistic and creative development of a group without losing sight of the individuals who are part of it? It is suggested exploring the thinking and the procedures of Eugenio Kusnet (1898-1975), a Brazilian denizen from Russia, who had a fundamental role in the comprehension and dissemination of Konstantin Stanislavski's ideas in Brazil and in the training of the Brazilian actor. From interviews not entirely published before Kusnet's thinking and propositions are recovered, collating his pathway with the accounts of actors and students whom he lived with. It describes my artistic and pedagogical experiences and the way I have been thinking and performing, as a director, the relations between individuals and groups in the theatrical process, presenting connections that intend to link Kusnet's ideas to educational and artistic experiences at Fundação das Artes de São Caetano do Sul Theater School. At the center of the thesis: the role of imagination, improvisation, fundamentals and procedures that allocate the actor at the center of the qualification process and the artistic creation in theater
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF