Estética e ficcionalidade na fotografia social de Sebastião Salgado [recurso eletrônico]
Érika de Lima Santana Simioni
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Si45e
[Aesthetics and fiction in the social photography of Sebastião Salgado]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (142 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Celso Luiz Figueiredo Bodstein
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: É tema principal dessa dissertação o trabalho de fotografia social humanista de Sebastião Salgado e suas contribuições para esse gênero da imagem. Para sua construção, a metodologia de leituras e de visualização de vídeos sobre o tema central; a aplicação de uma entrevista por email a...
Ver mais
Resumo: É tema principal dessa dissertação o trabalho de fotografia social humanista de Sebastião Salgado e suas contribuições para esse gênero da imagem. Para sua construção, a metodologia de leituras e de visualização de vídeos sobre o tema central; a aplicação de uma entrevista por email a profissionais relacionados ao tema, para auxiliar no suporte de compreender o quanto o trabalho de Salgado é único, notório e importante para a fotografia social, mas cheio de nuances questionadoras apresentadas nos 5 capítulos dessa dissertação. Na introdução do trabalho há questões norteadoras à pesquisa; é detalhada a metodologia usada e apresentado como será a estrutura da dissertação. No primeiro capítulo foco nos pontos históricos relevantes para o estudo, mas sem traçar com linearidade a história da fotografia; é exposto o embate fotografia e arte, as revoluções que ela sofreu, e como o fotógrafo foi ganhando importância e assumindo novos papeis nessa história. Na sequencia, quem é e o que produziu Sebastião Salgado, seus laços políticos, como se mantém e sua situação de imigrante. A partir do terceiro capítulo surgem as análises com relação às fotografias sociais do fotógrafo. Nesse capítulo é focada estética, ficcionalidade, paradoxo do belo e chocante, as condições de desigualdades retratadas, as denúncias enquadradas como arte, a comercialização do drama humano, e uma apresentação e análise das obras: Sahel, Trabalhadores, Retratos de Crianças do Êxodo, Êxodos, África e Gênesis. No quarto capítulo, é apresentado como se deu a entrevista por email, apresentado os entrevistados e o resultado da tabulação qualitativa feita para a leitura dela; questão por questão é destrinchada e refletida tendo como base todas as respostas recebidas. E por fim, no último capítulo, a relação das imagens de Salgado com as representações imagéticas na contemporaneidade; as mudanças de conceito no decorrer do tempo, a relação dos indivíduos com as imagens, e a leitura que as fotografias de Salgado podem ter nesse novo mundo
Ver menos
Abstract: It is the main theme of this essay the photographing social human working of Sebastião Salgado and his contributions to this image genre. To its construction, the literature and visualization methodology of videos about the central theme; the interview applied thru e-mail to professionals...
Ver mais
Abstract: It is the main theme of this essay the photographing social human working of Sebastião Salgado and his contributions to this image genre. To its construction, the literature and visualization methodology of videos about the central theme; the interview applied thru e-mail to professionals related to the theme, in order to auxiliate in the suport of understanding how much Salgados's working is unique, notable and important to the social photograph, but full of questionable details presented in the 5 chapters of this essay. In the essay introduction there are questions which north the research; it is detailed the methodology used and presented how will be structured the essay. In the first chapter it is focused the historical points important to the studing but without describe in a linear way the photograph history; it is exposed the clash between photography and art, the revolutions occurred, and how the photographer has got importance and assumed new roles along the history. In the sequence, who is and what Sebastião Salgado produced, your politicians conexions, how he keeps your immigrant situation. From third chapter arises the analysis related to the social photographies. In this chapter it is focused the esthetics, fictionality, paradox of the beautiful and shocking, the social differences related, the denunciations showes as art, the commercialization of humans drama, and a presentation and analysis of: Sahel, Trabalhadores, Retratos de Crianças do Êxodo, Êxodos, África e Gênesis. The fourth chapter presents how the email interview has occurred, presenting who was interviewed and the result of qualitative tabulation done for its literature, question-by-question is uncrossed and thought based on the received answers. Finally, in the last chapter, the relation between Salgado's images with the imagery representations in the contemporanity; the concepting changes along the time, the relation between people and images and the literature that Salgado's photographies may be in this new world
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Bodstein, Celso Luiz Figueiredo, 1957-
Orientador
Barbai, Marcos Aurelio, 1976-
Avaliador
Lucena, Maria Ines Ghilardi
Avaliador
Estética e ficcionalidade na fotografia social de Sebastião Salgado [recurso eletrônico]
Érika de Lima Santana Simioni
Estética e ficcionalidade na fotografia social de Sebastião Salgado [recurso eletrônico]
Érika de Lima Santana Simioni