Internet.org [recurso eletrônico] : inclusão digital em mãos privadas
Daniel Soares Pires
TESE
Português
T/UNICAMP P665i
[Internet.org]
Campinas, SP : [s.n.], 2017.
1 recurso online ( 143 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Rafael de Almeida Evangelista
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: O Facebook em conjunto com outras seis empresas de telecomunicação idealizou o Internet.org, um projeto de inclusão digital que visa alcançar todos os habitantes do planeta, partindo do pressuposto de que o acesso à informação é um direito humano e que promovê-lo seria uma forma de...
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Resumo: O Facebook em conjunto com outras seis empresas de telecomunicação idealizou o Internet.org, um projeto de inclusão digital que visa alcançar todos os habitantes do planeta, partindo do pressuposto de que o acesso à informação é um direito humano e que promovê-lo seria uma forma de superarmos problemas sociais como desigualdade social, escassez no atendimento médico, baixa escolaridade, dentre outros. A presente pesquisa parte das noções de utopia da comunicação, de Philippe Breton, e da ideologia da Califórnia, de Richard Barbrook e Andy Cameron, para situar ideologicamente o projeto e desta forma destacar seu alinhamento com projetos liberais ¿ no sentido econômico ¿ de sociedade. Para isso realizamos uma análise qualitativa dos argumentos do Internet,org à partir de dois artigos escritos pelo seu idealizador, descrição e análise do material publicitário dos dois primeiros anos do projeto e, para gerar contraste, as falas de seus críticos. O estudo também busca pensar o Internet.org sob a ótica de teorias de inclusão digital, afim de avaliar suas possibilidades benéficas e suas limitações. O projeto não considera de forma adequada todos os recursos necessários, o que no entanto não o, invalida, pois a partir daí abrem-se possibilidades novas ao beneficiário
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Abstract: Facebook, along six other telecommunications companies, has designed Internet.org, a digital inclusion project that aims to reach all the inhabitants of the planet, based on the assumption that access to information is a human right and that promoting it would be a way of overcoming social...
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Abstract: Facebook, along six other telecommunications companies, has designed Internet.org, a digital inclusion project that aims to reach all the inhabitants of the planet, based on the assumption that access to information is a human right and that promoting it would be a way of overcoming social problems such as social inequality, scarcity of medical care, low level of schooling, among others. The present research is based on the notions of the utopia of the communication by Philippe Breton and the ideology of California by Richard Barbrook and Andy Cameron to situate the project ideologically and thus highlight its alignment with liberal projects ¿ in the economic sense ¿ of society. In order to do this we perform a qualitative analysis of the arguments of the Internet, based on two articles written by its creator, describing and analyzing the publicity material of the first two years of the project and, in order to generate contrast, the critics' speeches. The study also seeks to think of Internet.org from the perspective of digital inclusion theories, in order to evaluate its beneficial possibilities and its limitations. The project does not adequately consider all the necessary resources, which, however, does not invalidate it, since from there new possibilities open to the beneficiary
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