Teatro das promessas amazônicas [recurso eletrônico] : estudo cênico das teatralidades amazônicas pelo Teatro de Promessas
TESE
Português
T/UNICAMP OL4t
[Theater of amazonian promises]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online (225 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Grácia Maria Navarro
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Esta pesquisa tem como intenção refletir sobre cinco obras cênicas denominadas de Teatralidades Amazônicas. Tais obras foram criadas na fricção das narrativas com o imaginário amazônico na interpelação com as festas religiosas de santos e encantados. Com isso, a narrativa é aludida na sua...
Resumo: Esta pesquisa tem como intenção refletir sobre cinco obras cênicas denominadas de Teatralidades Amazônicas. Tais obras foram criadas na fricção das narrativas com o imaginário amazônico na interpelação com as festas religiosas de santos e encantados. Com isso, a narrativa é aludida na sua acepção macro de uma hermenêutica-fenomenológica ricoeuriana, no qual as ações da vida, mediadas pelos saberes culturais, em conjugalidade com a linguagem, literatura e história, persistem no tempo, configurando a alteridade do indivíduo em coletivo pela ideia de identidade narrativa (RICOEUR, 1999). De tal modo que, imagens e narrativas, são encaradas em suas dimensões ontológicas, enquanto formas e técnicas pertinentes da linguagem teatral. Para isso, a Teatralização das Narrativas é uma estratégia metodológica de comunicação, apresentação e expectação das poéticas: TETEIA, NOIVA, AORTA DA FÉ, ORAI PRO NOBIS e MAIÔ IMACULADO. Dado isto, há uma oscilação da idiossincrasia da narrativa para a invenção da categoria Teatro de Promessas como parâmetro para pensar fenômenos cênicos, mais precisamente, as promessas são concebidas como ações no território por um prospecto cênico. Efetivamente, no escopo do projeto epistêmico, o território é acentuado por SANTOS (1999) e SODRÉ (2002). Faz-se uma digressão histórica das práticas transculturais brasileiras tendo como eixo as teatralidades das promessas e as mortes DUBATTI (2016). Por fim, a obra MAIÔ IMACULADO é disparadora para compreender o território das mortes na Amazônia. A especificidade histórica e cultural deste território, sinaliza para as diásporas africanas, construção de redes culturais por diferentes etnias como aporta SANTOS (2012) nos embates constantes diante do racismo e do genocídio negro. Por esta razão, quando os corpos padecem, o aparente exotismo da promessa, como princípio presente e recorrente, é teatralizado nas festas, procissões e devoções. As ações em memórias dos vivos, mortos, ritualizados em sacrifícios e júbilos, são o palco do Teatro das Promessas amazônicas, materializadas, por exemplo, nas narrativas que circundam um maiô azul
Abstract: This research aims to reflect on five scenic works called Teatralidades Amazônicas. Such works were created in the friction of the narratives with the Amazonian imagination in the interpellation with the religious festivals of saints and enchanted ones. Thus, the narrative is alluded to in...
Abstract: This research aims to reflect on five scenic works called Teatralidades Amazônicas. Such works were created in the friction of the narratives with the Amazonian imagination in the interpellation with the religious festivals of saints and enchanted ones. Thus, the narrative is alluded to in its macro sense of a hermeneutic-rich phenomenological hermeneutics, in which the actions of life, mediated by cultural knowledge, in conjunction with language, literature and history, persist in time, configuring the otherness of the individual in society by the idea of narrative identity (RICOEUR, 1999). In such a way that images and narratives are seen in their ontological dimensions, as pertinent forms and techniques of theatrical language. For this, the Theatricalization of Narratives is a methodological strategy of communication, presentation and expectation of poetics: TETEIA, NOIVA, AORTA DA FÉ, ORAI PRO NOBIS and MAIÔ IMACULADO. Accordingly, there is an oscillation from the idiosyncrasy of the narrative to the invention of the Theater of Promises category as a parameter for thinking about scenic phenomena, more precisely, promises are conceived as actions in the territory by a scenic prospect. Indeed, in the scope of the epistemic project, the territory is accentuated by SANTOS (1999) and SODRÉ (2002). A historical digression of Brazilian cross-cultural practices is made, focusing on the theatricality of promises and deaths DUBATTI (2016). Finally, the work MAIÔ IMACULADO is a trigger to understand the territory of deaths in the Amazon. The historical and cultural specificity of this territory, signals to the African diasporas, construction of cultural networks by different ethnic groups, as SANTOS (2012) contributes in the constant clashes in the face of racism and black genocide. For this reason, when bodies suffer, the apparent exoticism of the promise, as a present and recurring principle, is theatricalized in parties, processions and devotions. The actions in memories of the living, dead, ritualized in sacrifices and joys, are the stage of the Theater of the Amazonian Promises, materialized, for example, in the narratives that surround a blue bathing suit
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